Depois de outro desempenho impressionante no segundo dia do Rally da Espanha, Sebastien Loeb, da Citroen, assegura 27 segundos de liderança e continua bem no caminho para assegurar sua quarta vitória consecutiva no rally amanhã.
Em um dia que figurou as especiais mais longas do evento e algumas estradas traiçoeiras, Loeb empregou a estratégia perfeita; indo rápido o suficiente para manter uma liderança tranqüila, mas adotando uma abordagem mais cautelosa ao longo do dia.
Depois de perder alguns segundos para o piloto da Ford, Francois Duval, no último estágio, Loeb reconhece que sua estratégia agora foi ficar livre de problemas. “O dia foi praticamente perfeito.”, disse ele. “Ok, eu perdi um pouco de tempo na SS12, mas era muito traiçoeiro, havia pedras por todos os lados. Eu não queria arriscar, cometer um erro ou ter um furo.”
O companheiro de Loeb, Dani Sordo, completou a competição deste sábado na segunda posição, 27 segundos atrás do seu companheiro, mas com 23 segundos de vantagem para o homem atrás dele – o piloto da equipe BP Ford Abu Dhabi, Francois Duval.
Duval foi o mais rápido na última especial deste sábado, mas ganhou pouco terreno sobre os Citroen durante o dia – diminuindo ligeiramente sua diferença para Sordo de 25.5 seg para 23.7 seg. “Eu curti as especiais hoje.”, disse Duval. “As condições nas últimas eram tão sujas que teria sido melhor usar pneus para o saibro. Mas eu gosto de estradas difíceis, elas tornam a competição mais interessante. Ontem foi mais como uma corrida.”
O rival mais próximo de Loeb na luta pelo título de 2008, Mikko Hirvonen, terminou o dia em quarto. O finlandês melhorou seu desempenho nas especiais da tarde. “Eu estava muito cauteloso na SS12, havia muito saibro no final e eu não arrisquei.”, disse ele. “Estou feliz que eu pareço ter descoberto algo e os tempos têm melhorado, mas estou certo que os Citroen não estão forçando tanto quanto agora.”
O piloto Petter Solberg, da Subaru World Rally Team, garantiu a quinta posição em seu Impreza WRC2008, mas passei o dia defendendo um forte ataque de Urmo Aava em sexto. “Nós estamos trabalhando duro realizando mudanças; em alguns momentos melhoramos, outro pioramos, mas ainda não temos o desempenho correto.”, disse o norueguês.
O Rally da Espanha disputa suas últimas seis especiais neste domingo.
Confira a classificação do Rally da Espanha após o segundo dia:
1) Sébastien LOEB, 2:22:57.2
2) Daniel SORDO, +27.7
3) François DUVAL, +51.4
4) Mikko HIRVONEN, +1:04.6
5) Petter SOLBERG, +3:06.9
6) Urmo AAVA, +3:08.3
7) Chris ATKINSON, +3:42.7
8) Jari-Matti LATVALA, +3:46.1
9) Andreas MIKKELSEN, +4:17.2
10) Matthew WILSON, +6:25.8