Com vitória em seis das seis especiais disputadas, o primeiro dia do Rally da Espanha não poderia ter sido melhor para Sebastien Loeb. E com Dani Sordo superando todos os outros, ele e toda a equipe Citroen tiveram todos os motivos para ter uma noite feliz.
Tendo vencido este evento nos últimos três anos, Loeb figura como o favorito para vencer novamente e dar outro passo à quebra do recorde do quinto título de pilotos.
Assim que ele terminou o último estágio da sexta-feira, o habitual reservado francês estava claramente feliz com a forma que o dia foi. “Foi um dia muito, muito bom.”, comemorou. “Sem problemas, o carro está perfeito e o sentimento é bom. Eu tentei forçar para aumentar a diferença sobre Dani. 15 segundos no final de hoje é um bom resultado.”
Ninguém ficou mais perto de Loeb durante o dia do que Dani Sordo, mas em frente aos seus compatriotas, o espanhol espera ficar ainda mais perto do seu companheiro de equipe. “Isto certamente não é ruim, mas não é realmente bom.”, disse Sordo. “Claro que estou feliz por estar à frente dos Ford, mas tentei ir mais rápido. Espero que eu possa ser amanhã.”
Os carros da equipe BP Ford Abu Dhabi completaram o dia em quarto e quinto colocados, com Francois Duval 2.8 segundos à frente de Mikko Hirvonen.
Como o rival mais próximo de Loeb na luta pelo título desde ano, Hirvonen quer desesperadamente um bom resultado na Espanha, mas reconhece que ele não teve resposta para o desempenho de Loeb nas especiais de hoje. “Eu não poderei alcançá-lo pilotando sozinho.”, disse Hirvonen. “Mais uma vez os Citroen desapareceram na frente pela manhã. A tarde foi melhor para mim, mas não o suficiente. Agora nós temos que tentar e minimizar os danos para ver o que podemos fazer.”
Convidado pela equipe Ford para este evento e Córsega, o ‘expert’ no asfalto Duval disse que ficou satisfeito com seu primeiro dia no Focus 2008. “Estou feliz porque hoje estive rápido em algumas condições difíceis.”, disse ele. “Houve muita sujeira na pista à tarde, mas nossos tempos têm sido bons e melhoramos ao longo do dia. Os estágios de amanhã serão são um pouco diferentes; nós mostraremos o que temos.”
O grande desempenho das equipes de fábrica da Ford e Citroen significou que eles abriram uma larga vantagem para o restante do pelotão, e apesar de haver algumas boas brigas por algumas posições no top 10, depois de seis estágios, a diferença entre o quarto e quinto colocados é mais de um minuto.
Completando os cinco primeiros colocados está Petter Solberg no primeiro dos Impreza WRC2008 da Subaru World Rally Team. Solberg não foi ajudado pela escolha do composto macio de pneus da Pirelli, quando todas as outras equipes escolheram borrachas mais duras -, mas o norueguês ficou livre de problemas no primeiro dia de total asfalto para o novo carro.
Urmo Aava, com um Citroen particular, assegurou a sexta posição depois de um consistente desempenho em seu C4 WRC. O estoniano começará o segundo dia 13.7 segundos atrás de Solberg.
Menos de quatro segundos atrás de Aava está Jari-Matti Latvala em um Ford Focus RS WRC. Temporariamente à sua equipe Stobart VK M-Sport para Espanha e Córsega, Latvala sofreu para encontrar um ritmo confortável nas primeiras especial, mas ficou mais satisfeito com o passar do dia, terminando próximo de Aava nas últimas especiais do dia.
Chris Atkinson terminou nove segundos atrás, ocupando a oitava posição, a última dentro da zona de pontuação, ao volante da segunda equipe Subaru.
Confira os dez primeiros após o 1º dia do Rally da Espanha:
1) Sébastien LOEB, 1:10:11.5
2) Daniel SORDO, 1:10:27.3
3) François DUVAL, 1:10:52.8
4) Mikko HIRVONEN, 1:10:55.6
5) Petter SOLBERG, 1:11:59.0
6) Urmo AAVA, 1:12:12.7
7) Jari-Matti LATVALA, 1:12:15.9
8) Chris ATKINSON, 1:12:24.9
9) Andreas MIKKELSEN, 1:12:36.4
10) Matthew WILSON, 1:13:53.6