O Cadillac #12 da Hertz Team JOTA vai largar da pole-position das 6 Horas de São Paulo no Mundial de Endurance. Na classificação realizada na tarde deste sábado (12), Alex Lynn, responsável na Hyper pole, anotou tempo de 1min22s570 para garantir a ponta na classe dos Hypercarros.
Enquanto isso, na classe LMGT3, a alegria brasileira. Dudu Barrichello foi o responsável por colocar o Aston Martin #10 da Racing Spirit of Leman na posição de honra do grid em Interlagos, fazendo a festa da torcida caseira.
Horas depois, entretanto, uma reviravolta. A direção de prova anunciou uma penalização a Sébastien Bourdais por atrapalhar o carro #93 na classificação e, assim, o competidor perdeu uma posição.
Com isso, o Cadillac #38, que largaria em segundo, agora alinha na terceira posição, promovendo o Porsche #5 para a primeira fila.
A largada das 6 Horas de São Paulo acontece neste domingo, 13, às 11h30 no horário de Brasília.
LMGT3
No fechamento da primeira fase da classe LMGT3, após o andamento dos dez minutos, o Akkodis ASP Team #87 com José Petito López no comando do carro. O tempo anotado pelo piloto argentino foi de 1min34s488, 0s403 mais rápido que os segundo colocados, o United Autosports #59. Entre os brasileiros, Farfus ficou em 18º e o carro de Dudu conseguiu a última vaga, a décima.
Os dez carros que conseguiram avançar para a fase final da tomada de tempos foram o #87 Akkodis ASP Team, United Autosports #59, Akkodis ASP Team #88, United Autosports #95, TF Sport #81, Iron Dames #85, Racing Spirit of Leman #10 e Iron Lynx #61.
Com cinco minutos para o encerramento da Hyperpole, o tempo a ser batido era 1min35s570 anotado pelas Iron Dames. Entretanto, primeiro foram superadas pela McLaren #95 da United Autosport e na sequência, com 1min33s867, Dudu Barrichello colocou o Aston Martin #10 na pole provisória.
Com pouco mais de 1min45s para a bandeira quadriculada, a ordem era Racing Spirit of Leman #10, Akkodis ASP Team #87, Akkodis ASP Team #78, Iron Lynx #61 e United Autosports #95 completando os cinco primeiros.
Então, com sua volta certeira, Barrichello fez a festa da torcida caseira ao garantir a pole-position na classe LMGT3 em Interlagos. A diferença para o restante do pelotão foi de apenas 0s024.
HYPERCARROS
Agora, chegou o momento dos Hypercarros deixarem os boxes para tentarem se colocar entre os dez mais rápidos. Neste cair de tarde, a pista já estava abaixo dos 27ºC e, portanto, os primeiros giros seriam apenas para aquecimento dos pneus, com os compostos mais macios calçados.
Após as primeiras voltas de instalação, o primeiro carro que se colocou na ponta da tabela com pouco mais de sete minutos para a quadriculada era o Porsche #5, que tem andado na frente durante o final de semana, com o marco de 1min27s357. O BMW #15 da Team WRT vinha na sequência a 0s105 do ponteiro.
Nessa primeira metade de primeira fase de classificação, os tempos estavam bastante espaçados na tabela, com o primeiro e o décimo separados por mais de 5s – ainda, neste momento, ambas Alpine e a Ferrari #51 ainda estavam ficando pelo caminho, mas com bastante tempo restante no relógio.
Não demorou muito e os tempos de volta começaram a despencar em Interlagos. Com 1min24s234, o Aston Martin #009 vinha em primeiro, com o Aston Martin #007 em segundo, fazendo uma dobradinha da marca britânica.
Andando o relógio e com a a sessão se aproximando do encerramento, as coisas vinham mudando constantemente em Interlagos. O Cadillac #12 da Team JOTA vinha na primeira posição com 1min22s829, enquanto na zona de corte, dessa vez era o Aston Martin #007 que estava exatamente na 11ª colocação.
Encerrada a primeira fase e Alex Lynn no #12 de fato não foi superado com 1min22s829. O Peugeot #94, Peugeot #93, Porsche #5 e BMW #5 da Team WRT completavam as cinco primeiras colocações. Enquanto isso, alguns carros que ficaram pelo caminho foram ambas Toyota e ambas as Ferrar #50 e #51.
Antes do início da Hyperpole dos Hypercarros em Interlagos, um atraso porque a direção de prova estava avaliando uma possível penalização.
Iniciada a sessão e após os primeiros giros, o tempo a ser batido era de do BMW #20 da Team WRT. Quem estava atrás do volante era Van der Linde, que cravou 1min25s450, mas logo foi superado pelo Porsche #5 com Andlauer.
Com 1min22s788, Lynn saltou para a primeira colocação com o Cadillac #12 da Team JOTA e não apenas pegou a pole provisória como também anotou o recorde de tempo para os Hypercarros.
Então, até o encerramento da sessão ninguém conseguiu superar a marca de Alex Lynn que, ao lado de Norman Nato e Will Stevens, larga da pole-position em Interlagos com o Cadillac #12 da Team JOTA. Não apenas isso, dobradinha da montadora, já que o carro #38 larga na segunda colocação.
