A Cadillac #12 é a grande vitoriosa das 6 Horas de São Paulo do Mundial de Endurance. Neste domingo (12) ensolarado, mas de temperatura fresca em Interlagos, o trio Alex Lynn/Norman Nato/Will Stevens garantiu o degrau mais alto do pódio.
O carro foi quem largou da pole-position na quinta etapa da temporada 2025 do WEC. Entretanto, ainda nos primeiros minutos de corrida, o Porsche #5 com Julien Andlauer conseguiu deixar Stevens, que largou, para trás e conseguiu assumir a primeira colocação.
Ainda no início da disputa, a montadora alemã se manteve puxando o pelotão. Entretanto, quando chegou à metade do cronômetro, com 3h completadas, a Cadillac #12 conseguiu retomar a primeira colocação com Alex Lynn – ainda precisou reverter uma penalização por conta de infração técnica por pressão dos pneus.
Então, nas últimas 3h de corrida em frente à torcida brasileira, o Cadillac da Hertz Team JOTA não apenas conseguiu manter a primeira colocação como ainda trouxe junto o carro irmão #38, que chegou a cair mais para trás do pelotão, mas conseguiu se recuperar – o trio composto era Earl Bamber/Sébastien Bourdais/Jenson Button.
Acontece que a dobradinha do Cadillac não veio sem problemas e sem dificuldades. Quando a prova entrou nos dez minutos finais, a Porsche #5 com Andlauer começou as investidas de maneira bastante forte em cima de Bourdais, mas Sébastien teve de se contentar com a terceira colocação.
Ainda, até a hora da bandeira quadriculada, o Porsche #6 precisou lidar com uma penalização de adição de 5s ao seu tempo de prova. O motivo foi uma infração durante pit-stop, e era Kevin Estre quem estava atrás do volante.
Outros acontecimentos foram dois momentos de bandeira amarela em circuito inteiro – uma novamente por pipa no traçado, dessa vez na reta principal, e outra por conta de detritos na pista. Portanto, ao longo das 6h, sem grandes acidentes, a prova teve apenas quatro períodos de bandeira amarela, que não chegaram a se estender.
Enquanto isso, na classe LMGT3, a Akkodis ASP Team #87 dominou totalmente a prova. Mesmo com uma penalização por drive-thru na reta final da prova, já na segunda metade da disputa em Interlagos, o trio Petru Umbrarescu/Clemens Schmid/José María López garantiu a vitória.
A TF Sport #81 foi quem conseguiu garantir o terceiro posto da prova. Com menos de 15 minutos para a bandeira quadriculada, Eastwood conseguiu colocar lado a lado com Michelle Gatting para conseguir assumir a vice-liderança e, assim, terminou na colocação.
E os últimos minutos foram extremamente emocionantes, em especial para a torcida brasileira. Dudu Barrichello, quem assumiu o Aston Martin #10 da Racing Spirit of Leman, começou a caçada em cima de Michelle Gatting, que estava na terceira colocação. O brasileiro se aproximava da titular da Iron Dames, mas via a porta sendo fechada.
Então, em um movimento certeiro após a curva do lago, o competidor conseguiu garantir a terceira colocação e, assim, subiu ao pódio em casa e em frente à torcida de casa.
