A McLaren anunciou nesta sexta-feira (13) o lançamento oficial de sua equipe de Endurance, a McLaren United AS, no aniversário de 30 anos de sua vitória nas 24 Horas de Le Mans. Na época, o carro era comandado por JJ Lehto, Yannick Dalmas e Masanori Sekiya.
Até os dias atuais, a McLaren é a única equipe que conseguiu êxito em todas as provas da Tríplice Coroa: o GP de Mônaco da Fórmula 1, as 500 Milhas de Indianápolis da Indy e Le Mans no WEC.
O time havia anunciado sua entrada na categoria nos Hypercarros para a temporada 2027 através de um breve comunicado, sem se aprofundar. Agora, traz mais detalhes e aponta que além de colaboração com a United Autosports, o Hypercarro terá o motor V6 turbo desenhado pela McLaren Racing e McLaren Automotive, produzido e projetado junto com a Dallara.
Ainda, é James Barclay quem se junta como chefe de equipe a partir de setembro, assumindo de seu papel anterior de diretor-executivo da JLR Motorsport e de dirigente também na Jaguar na Fórmula E. James se juntará à equipe de Liderança Executiva da McLaren Racing e se reportará ao CEO, Zak Brown.
Barclay traz grande experiência ao papel que assume, tendo sido essencial para ajustar o programa da Jaguar na FE desde 2016 e, consequentemente, levando a equipe a inúmeras vitórias durante seu tempo à frente do time, incluindo o primeiro título mundial desde 1991.
Em Le Mans, a McLaren vai exibir aos fãs uma primeira olhada no carro de 2027, com uma apresentação exclusiva no próximo sábado.
