Jenson Button, campeão mundial de Fórmula 1, está se preparando para deixar de ser piloto titular no próximo ano, encerrando uma carreira de 28 anos como piloto em tempo integral.
Atualmente, o britânico compete pela Cadillac Hertz Team JOTA no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), mas deixará a equipe no fim desta temporada.
Button começou sua carreira como piloto em tempo integral em 1998, na Fórmula Ford, avançando para a Fórmula 3 no ano seguinte. Em 2000, ele estreou na Fórmula 1, correndo pela Williams, e permaneceu na categoria por 17 temporadas consecutivas. Em 2009, ele conquistou o título mundial pela Brawn GP, uma das histórias mais marcantes da história da Fórmula 1.
Sua última participação na Fórmula 1 foi no GP de Mônaco de 2017, substituindo Fernando Alonso, que na ocasião competia nas 500 Milhas de Indianápolis, pela McLaren.
Desde sua despedida da F1, Button correu em outras categorias e atualmente compete no WEC. Embora tenha confirmado que ainda fará algumas participações pontuais em 2026, ele não competirá mais em tempo integral.
“A vida ficou ocupada demais, há muitas coisas acontecendo,” disse Button, em declaração ao ‘Sportscar365’.
“Está na hora de começar a pensar um pouco mais no futuro. Também quero passar mais tempo com a minha família. Minha agenda está muito cheia e isso também é injusto com a equipe. Provavelmente não tenho tempo suficiente para me dedicar como deveria, especialmente no ano que vem,” acrescentou ele.
Sobre as corrida que ele irá participar em 2026, Button completou: “Estarei correndo em algumas provas no ano que vem, mas não em uma temporada completa.”
