Rookie com vitórias na Turismo Nacional, Fernando Trennepohl mira top-3 e se divertir

Gaúcho de Não-Me-Toque faz sua estreia na Turismo Nacional nesta temporada. Piloto de 38 anos corre na categoria B, já conquistou duas vitórias, ambas em Tarumã, e busca ir além

Fernando Trennepohl chegou com personalidade ao grid da Turismo Nacional. A estreia do piloto gaúcho de 38 anos e natural da cidade de Não-Me-Toque aconteceu correndo em casa, no Autódromo Internacional de Tarumã, na segunda etapa da temporada 2023. Das seis provas no lendário traçado de Viamão, o piloto faturou quatro vitórias correndo pela categoria B — destinada aos pilotos novatos ou com menos experiência na TN — e ainda finalizou duas delas entre os três melhores colocados na classificação geral. Uma estreia e tanto!

Duas semanas depois da estreia, Fernando teve a chance de correr pela primeira vez em um dos circuitos mais icônicos do automobilismo mundial. O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi palco da terceira etapa do campeonato, que trouxe um pouco mais de dificuldades para o gaúcho.

Mesmo assim, Trennepohl conseguiu extrair bom aprendizado e mais conhecimento da pilotagem do seu Chevrolet New Onix preparado pela equipe Kratina Racing para fechar a primeira metade da temporada como um dos destaques do ano na categoria B com 180 pontos somados em 12 corridas disputadas.

Ao descrever suas opiniões sobre a Turismo Nacional, Fernando revela que gosta do que vê, tanto dentro como fora das pistas.

“As impressões são muito boas. É uma categoria muito organizada. E também quero destacar a qualidade dos carros, com a preocupação em deixá-los com a performance equilibrada e igualitária com o powertrain fornecido pela Turismo Nacional. E também percebi um ambiente muito legal. Fiz boas amizades nesse período. Eu não sou profissional, o esporte a motor é um hobby para mim, de modo que poder chegar nos autódromos e poder levar minha família em um ambiente bacana para poder curtir o automobilismo é muito bom”, salientou.

Temporada dentro da média — Fernando Trennepohl viveu dois finais de semana bem distintos neste seu ainda início de caminhada na Turismo Nacional. “Em Tarumã, posso dizer que nosso desempenho foi melhor que o esperado. Há muito tempo não andava lá, e acredito que tudo excedeu as expectativas. Claro que o fato de já conhecer a pista ajudou, mas não deixou de ser uma surpresa”, destacou.

“Interlagos, pelo resultado que conseguimos no Rio Grande do Sul, me fez ter uma expectativa um pouco melhor. Mas o fato de nunca ter andado lá e ter perdido um dos treinos prejudicaram no sentido de pegar o melhor traçado da pista e também perdemos tempo para fazer o melhor acerto do carro. Entretanto, está um pouco na média: Tarumã, acima do esperado; Interlagos, um pouco abaixo. O que é esperado para uma primeira temporada”, disse.

A expectativa do piloto é que evoluir a performance para estar novamente entre os primeiros colocados na quarta etapa do campeonato. “Como competidor, sempre quero estar na frente. Vamos ver se em Goiânia, outro circuito que ainda não andamos, quero ver se conseguimos unir um bom acerto do carro e o conhecimento da pista para chegar um pouco mais à frente”.

Como não fez a primeira etapa do campeonato, em Goiânia, Fernando Trennepohl reconhece estar em grande desvantagem para buscar o título da categoria B. Desta forma, o piloto prefere pensar na vitória corrida após corrida e, principalmente, curtir cada momento.

“Acho que, em termos de campeonato, é muito difícil conseguir alguma coisa. O negócio, então, é correr para se divertir. A expectativa é boa: de poder chegar entre os três ou cinco melhores na categoria B. Para título teria de acontecer muita coisa errada com quem está na frente, e não queremos torcer contra ninguém. O importante é fazer nosso resultado. Mas me dou por satisfeito se terminar entre os três melhores. O importante é me divertir, estar competitivo e correr em uma categoria tão bacana”, finalizou o piloto de Não-Me-Toque.

A quarta etapa da temporada 2023 da Turismo Nacional está marcada para os dias 18 a 20 de agosto e terá lugar no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Restam três etapas, ou 18 corridas, para o desfecho do campeonato deste ano.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.