Os números da Turismo Nacional na primeira parte da temporada

A Turismo Nacional percorreu metade do campeonato nesta temporada 2023. Foram três etapas, realizadas em Goiânia, Tarumã e Interlagos, com muita emoção, grandes corridas e disputas sensacionais em algumas das pistas mais tradicionais do automobilismo brasileiro. Tem sido um ano de mudanças e novidades, sobretudo com a adoção do pacote técnico com os kits de motor e câmbio desenvolvidos pela AudaceTech para todo o grid da categoria mais ‘raiz’ do Brasil, que reúne também alguns dos modelos mais vendidos da atualidade na indústria automobilística nacional.

Nesta temporada, os pilotos são divididos em duas classes principais: A, para os competidores com mais experiência; e B, para quem está no início de carreira ou com ainda pouca quilometragem na Turismo Nacional. Há também as divisões ‘rookie’, para os estreantes na categoria; e a Sênior, que se destina aos pilotos acima de 54 anos de idade.

Com 18 corridas já disputadas, Juninho Berlanda é o grande nome do campeonato na divisão A. Competindo pela equipe Pein Competições, o catarinense venceu nada menos que 11 provas, ou quase dois terços das corridas realizadas até agora na temporada, marcando também 11 voltas mais rápidas e três poles. O campeão da TN PRO no ano passado também terminou todas as provas entre os cinco primeiros.

Quanto à classe B, o principal destaque é outro catarinense: Augusto Freitas triunfou dez vezes, além de ter alcançado seis poles em sua categoria. Natural de Criciúma, Freitas terminou 17 das 18 provas entre os cinco primeiros da sua classe, além de conseguir um feito marcante: em Interlagos, o piloto venceu a prova no geral, considerando também os competidores da divisão A.

Duelo ‘Toyota x Chevrolet’ — As marcas que compõem o grid da Stock Car Pro Series são também as protagonistas nos resultados da Turismo Nacional em 2023.

O modelo New Onix é o preferido pela ampla maioria dos pilotos neste novo pacote técnico da categoria, enquanto a derivação Sedan do New Onix também é utilizada. Entretanto, os números de Berlanda a bordo do seu Toyota Yaris colocam os japoneses no topo de um grid que conta também com a presença de montadoras como Citroën, Volkswagen e Fiat.

Na divisão A, a Toyota é a maior vitoriosa, com 11 triunfos, contra seis da Chevrolet e um da Volkswagen. Na classe B, a marca norte-americana se destaca com 15 vitórias, enquanto a Citroën subiu ao topo do pódio em três oportunidades.

A Turismo Nacional volta a acelerar entre 18 e 20 de agosto para a quarta etapa do campeonato, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). A seguir, confira os números da primeira parte da temporada 2023 e a pontuação nas classes A e B.

Vitórias por piloto

Categoria A
Juninho Berlanda: 11
Ernani Kuhn: 3
Gui Sirtoli: 2
Fabrício Lançoni/Edu de Paula: 1
Pablo Alves: 1

Categoria B
Augusto Freitas: 10
Fernando Trennepohl: 4
Celio Vinícius: 2
Jairo Andrade/Celio Vinícius: 1
Ewerson Dias: 1

Vitórias por marca

Categoria A
Toyota: 11
Chevrolet: 6
Volkswagen: 1

Categoria B
Chevrolet: 15
Citroën: 3

Poles por piloto

Categoria A
Thiago Tambasco/Fabiano Cardoso: 4
Juninho Berlanda: 3
Gui Sirtoli: 2
Fabrício Lançoni/Nilton Rossoni: 1
Ernani Kuhn: 1
Pablo Alves: 1

Categoria B
Augusto Freitas: 6
Célio Vinícius: 3
Fernando Trennepohl: 2
Iturival Neto: 1

Poles por marca

Categoria A:
Chevrolet: 9
Toyota: 3

Categoria B:
Chevrolet: 8
Citroën: 3
Volkswagen: 1



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.