Fernando Jr. comemora retorno “super positivo” à Turismo Nacional

A abertura da segunda metade da temporada 2023 da Turismo Nacional, disputada no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, marcou também o retorno de caras conhecidas do automobilismo nacional à categoria dos carros mais vendidos do Brasil. Um desses pilotos que regressou à TN é o gaúcho Fernando Jr., competidor porto-alegrense de 51 anos radicado em Santa Cruz do Sul e que esteve no grid em 2018, 2020 e 2021, formando dupla com Roger Sandoval nos últimos anos.

A partir deste segundo semestre, Fernando Jr. regressa competindo com um Volkswagen Gol — modelo semelhante com o qual fez sua primeira passagem pela Turismo Nacional — e, logo de cara, já conseguiu entregar bons resultados.

Na primeira das duas sessões classificatórias, Fernando Jr. conquistou um lugar na segunda fila do grid ao marcar o terceiro melhor tempo geral. Nas corridas, o melhor resultado do gaúcho foi um quinto lugar na Corrida 3 e, depois, um sexto posto na última prova da rodada. Trata-se ainda de um processo de adaptação à nova especificação técnica da Turismo Nacional, que hoje equipa todos os seus carros com motor de competição 2.0 e câmbio acionado por paddle-shift, ambos fornecidos pela Audacetech.

Dessa forma, levando em conta todo o contexto, o piloto se mostrou contente com a forma como retornou à TN. “Foi super positivo. Conseguimos boas colocações e nosso carro estava rápido, bem ajustado. Foi um retorno bem-sucedido, digamos assim”, definiu.

Depois deste hiato de dois anos sem competir na Turismo Nacional, Fernando Jr. observou mudanças sensíveis na categoria, que a exemplo da Stock Car, Stock Series, BRB Fórmula 4 Brasil e TCR Brasil, também é organizada pela Vicar.

“As diferenças que notei foram a organização, que está bem melhor. Não houve tanta quebra de equipamentos como da outra vez que participei. O nível técnico está bom, a organização também, e tenho certeza que daqui pra frente a tendência é melhorar mais ainda”, disse o gaúcho, que se mostrou também bastante à vontade ao novo pacote técnico. “O motor é bom e rápido, o câmbio aciona facilmente e não há delay de marcha. É um pacote muito bom”, completou.

Em busca de mais glórias — Dono de uma trajetória de muitos anos no automobilismo, Fernando Jr. tem na sua estante títulos valiosos: no kartismo, por exemplo, o piloto foi campeão brasileiro e sul-brasileiro na classe Super F4. Nas pistas, foi bicampeão gaúcho de Marcas e Pilotos (2012 e 2013) e foi bicampeão do Mercedes-Benz Challenge — hoje AMG Cup, em 2015 e 2017.

Agora, o piloto mira alto também na Turismo Nacional. “Foram várias passagens marcantes e, graças a Deus, sempre com o apoio da minha cidade, do meu estado, com a ajuda dos patrocinadores e da minha família”, disse Fernando, que também conta com o apoio do programa Pró Esporte RS por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

“Nosso objetivo na Turismo Nacional é andar na frente, melhorar cada vez mais a performance do carro e, se tudo der certo, começar 2024 com tudo e fazendo a temporada inteira. E, claro, sempre focado em buscar o pódio e as vitórias”, finalizou.

A temporada 2023 da Turismo Nacional volta a acelerar justamente em terras gaúchas para a quinta etapa do campeonato. Localizado em Nova Santa Rita (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, o Velopark será palco da penúltima etapa do ano entre os dias 23 e 24.

Fernando Junior
Data de nascimento: 05/09/1971 (51 anos)
Naturalidade: Porto Alegre (RS)
Categoria: A
Carro: Volkswagen Gol
Equipe: ADESC Racing
Chefe de equipe: Felipe / Servcar
Sede da equipe: Santa Cruz do Sul (RS)

Calendário da temporada 2023
5ª – 24/09 – Velopark (RS) – com TCR
6ª – 03/12 – Brasília (DF) – com TCR



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.