Paulista de 27 anos, Arthur Scherer é uma das caras novas na temporada 2023 da Turismo Nacional. Em seu ano de estreia na categoria, o piloto tem enfrentado grandes desafios, mas também traz o acúmulo de muitas novas experiências na bagagem. Uma delas, talvez a maior, tem sido o desenvolvimento do Fiat Argo com o powertrain — conjunto de motor 2L e câmbio paddle-shift — fornecido pela Audace Tech a partir deste ano, como parte do novo pacote técnico entregue pela categoria.
Inscrito no grid desta temporada como piloto da categoria A, formando parte do conjunto dos competidores mais graduados da competição, Scherer terminou dez corridas entre os cinco primeiros colocados. O paulista compete pela WC6 Motorsport, chefiada pelo multicampeão nos campeões e atual campeão da Copa Truck, Wellington Cirino.
“Tem sido uma temporada de muito aprendizado. A questão de estarmos desenvolvendo um carro novo é muito desafiadora tanto para mim como para a equipe. Além disso, disputar com pilotos de muita experiência tem me ensinado muito até agora”, destacou Scherer.
Arthur mencionou o desenvolvimento do seu carro como a grande missão enfrentada nesta temporada da Turismo Nacional. “Os maiores desafios são, sem dúvida, a questão de acerto deste novo Fiat Argo. Tanto na parte técnica como na pilotagem. Outro ponto legal de destacar é a qualidade e a intensidade das disputas entre os pilotos”, disse.
Mesmo ciente do desfio que tem pela frente, Arthur Scherer se mostrou confiante no trabalho que tem empreendido em conjunto com a equipe sediada em Curitiba para estar logo na luta por vitórias. “O Fiat Argo é um carro que gosto muito de guiar. Estamos realmente trabalhando duro para desenvolver um carro que esteja no mesmo patamar dos demais das primeiras filas. Ainda não estamos no mesmo nível de performance, mas a última etapa, em Interlagos, nos mostrou que estamos no caminho certo”.
Nível profissional — As primeiras impressões sobre a competição, agora que está imerso e faz parte do ambiente da TN, são as melhores possíveis, garante Arthur Scherer. “É uma categoria que vem crescendo a cada etapa, tanto na questão desportiva como de mídia, o que é excelente. Outro ponto que vale destacar é o nível de competitividade que vem se tornando cada vez mais profissional”.
A perspectiva do piloto para a segunda metade do campeonato é de ser ainda mais competitivo e de buscar ir além em termos de resultados e de performance do seu Fiat Argo.
“Toda a equipe está bem confiante para essa segunda parte do campeonato. Seguir fazendo um bom trabalho e focando em pontuar em todas as corridas. Goiânia será ainda mais desafiador por conta do habitual calor nesta época do ano e por se tratar de um circuito com retas longas, o que tem sido o maior desafio no desenvolvimento do nosso carro”, concluiu.
A temporada 2023 da Turismo Nacional será retomada entre os dias 18 e 20 de agosto com a disputa da quarta etapa do campeonato, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Restam três etapas, ou 18 corridas, para o desfecho do campeonato deste ano.
