A Copa Truck encerrou o sábado (23) em Potenza, em Minas Gerais, com a sessão de classificação que definiu a largada para a Corrida 1 do fim de semana, que marca a sexta etapa do campeonato 2025.
Na Pro, os brutos começaram a acelerar e os pilotos logo foram se revezando na liderança, com Beto Monteiro conseguindo se estabelecer na ponta durante a metade do segmento após anotar 1min51s053, com Leandro Totti logo atrás, virando 1min51s402. Alguns pilotos tiveram que fazer uma pequena parada para hidratação devido ao forte calor em Minas Gerais. Depois, voltaram para a pista, mas sem grandes mudanças.
Passaram para o Top Qualifying: Beto Monteiro, Leandro Totti, Felipe Giaffone, Paulo Salustiano, Raphael Abbate, Bia Figueiredo, Fabio Fogaça e Danilo Dirani.
Na segunda parte do classificatório, o caminhão de Monteiro teve problemas de início, mas a equipe conseguiu colocar o bruto na pista. Mas a principal disputa passou a ser entre Totti e Abbate, com o piloto da Vannucci levando vantagem ao anotar 1min50s764. Depois, Felipe Giaffone até tentou desbancar, mas ficou com a vice-liderança. Mesmo com os esforços, Totti se manteve firme na ponta e levou a pole position.
Giaffone confirmou o segundo lugar, seguido por Monteiro, Abbate, Figueiredo, Salustiano, Dirani e Fogaça.
O classificatório da Elite começou na pista de 3.212 metros com os pilotos preparando seus brutos para as voltas rápidas. Leo Rufino foi quem assumiu a ponta logo nos primeiros momentos, com 1min52s533.
Conforme os pilotos foram melhorando, a tabela de tempos foi mudando. Pedro Perdoncini conseguiu 1min52s220 e tomou a ponta, Rufino passou a ser segundo, seguido de Djalma Pivetta e Kleber Electric. Rodrigo Alvareez também estava no top-5.
Porém, Arthur Scherer conseguiu melhorar a assumiu a terceira colocação com a ASG. Depois disso, ninguém melhorou.
Passaram: Pedro Perdoncini, Leo Rufino, Arthur Scherer, Djalma Pivetta, Kleber Electric, Ricardo Alvarez, Rodrigo Taborda e Diogo Moscato.
Os pilotos voltaram para a pista na disputa do Top Qualifying. Perdoncini abriu as voltas rápidas com 1min52s433, com Djalma Pivetta em segundo após anotar 1min53s327.
Em seguida, Perdoncini conseguiu melhorar para 1min52s079, com Leo Rufino logo atrás, anotando 1min52s896. Ninguém conseguiu superar os tempos e, com isso, o piloto da ASG Motorsport ficou com a pole position.
Pivetta garantiu o terceiro lugar, seguido por Kleber Electric, Rodrigo Taborda, Diogo Moscato, Ricardo Alvarez e Arthur Scherer.
As corridas no autódromo da cidade de Lima Duarte estão marcadas para o domingo (24), com largadas às 12h10 e 12h40. O dia também contará com desfile de caminhões, apresentação dos pilotos, gridwalk, visitação aos boxes e ações promocionais, prometendo intensa movimentação para o público presente.
