Nic Giaffone desbanca Perdoncini com volta voadora e repete pole em Londrina

A sessão classificatória que definiu o pole position da Copa Truck Petrobras na Super Truck Elite neste sábado (18) em Londrina teve um desfecho surpreendente. No ‘apagar das luzes’ do Top Qualifying, segmento decisivo da tomada de tempos, Nicolas Giaffone (R9 Competições) desbancou Pedro Perdoncini (ASG Motorsport), que até então despontava como favorito à posição de honra. Com volta voadora a bordo do Volkswagen Meteor #31, o estreante superou o paranaense para largar na frente pela quarta vez na temporada e repetiu o feito alcançado no Autódromo Internacional Ayrton Senna na segunda etapa do campeonato, em abril.

O feito de Nic Giaffone é mais um reflexo da arrancada do piloto nesta reta final de temporada. Às vésperas da definição dos finalistas de 2025, Giaffone fatura a pole position depois de ter sido o maior pontuador e vencedor da Corrida 1 da etapa disputada no mês passado em Curvelo, no Circuito dos Cristais, onde se destacou pelas suas ‘remontadas’ nas duas provas da etapa que concluiu a ‘perna mineira’ do calendário.

EMOÇÃO ATÉ O FIM

Depois da chuva que desabou durante toda a manhã, o que forçou a organização a alterar a programação e transferir a classificação para a partir das 16h10, os pilotos da Super Truck Elite encararam um asfalto praticamente todo seco para a definição do grid de largada na ‘Capital do Café’.

O retrospecto ao longo do fim de semana apontava Perdoncini como o favorito à pole position. Tal condição se mostrou bastante realista até os momentos finais do Top Qualifying. Antes, na primeira parte da classificação, o paranaense de Campo Mourão liderou a tabela de tempos e foi o primeiro a assegurar presença para a definição da pole.

Mas o piloto da ASG Motorsport não contava com a volta excepcional trilhada por Nic Giaffone já com o cronômetro zerado. Ao virar 1min40s254, o paulista desbancou o paranaense por 0s143 para repetir o feito de abril e largar na frente do grid pela quarta vez na temporada.

Perdoncini vai dividir a primeira fila na Corrida 1 da etapa na Elite, enquanto Arthur Scherer (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) vai largar em terceiro, lado a lado com Rodrigo Taborda, a bordo do Volvo da Vannucci Racing. Diogo Moscato (Iveco da Scuderia Chiarelli) sairá em quinto, compartilhando da terceira fila com o capixaba Hugo Cibien, companheiro de equipe de Taborda. Ricardo Alvarez, com o Mercedes-Benz da Tiger Team Race, inicia o domingo em sétimo, enquanto Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing) não marcou tempo no Top Qualifying e partirá do oitavo posto.

“A POLE MAIS INESPERADA”

A jornada de Nic Giaffone rumo à pole foi tortuosa e marcada por muito trabalho por parte da R9 Competições, sobretudo em razão da troca de motor após o equipamento apresentar uma quebra durante os treinos livres. Em nova rota ascendente nesta reta final da temporada, o filho do tricampeão da Copa Truck Petrobras, Felipe Giaffone, se mostrou feliz e surpreso com o que havia acabado de conquistar.

“Sou muito grato ao trabalho da equipe. De fato, é a pole mais inesperada do ano. Enfrentei quebras em três etapas seguidas, e até Cascavel me julgava fora do campeonato. Não me considero muito na briga, me vejo como franco-atirador, então não tenho nada a perder”, disse Nic, agora com 186 pontos no total, 13 a menos que Perdoncini, líder da tabela.

DOMINGO É O DIA

Sem previsão de chuva, a largada da primeira corrida está marcada para 12h10, em prova com 25 minutos mais uma volta. A segunda prova, com a inversão dos oito primeiros em relação à primeira disputa, às 12h42, partindo assim para a definição dos finalistas da temporada 2025.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.