Começou oficialmente nesta sexta-feira (17) o cronograma da oitava, penúltima e decisiva etapa da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras. Será no tradicional Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), que a categoria dos ‘brutos’ vai conhecer os pilotos que vão decidir os títulos em jogo no dia 7 de dezembro, em Interlagos. Na abertura dos trabalhos no Norte do Paraná, Beto Monteiro foi o mais rápido do dia, enquanto Raphael Abbate liderou o segundo treino livre. Na Super Truck Elite, o grande nome das atividades foi de um dos paranaenses em ação na pista, Pedro Perdoncini, líder do campeonato.
Monteiro e Abbate estão entre os postulantes ao título e ocupam a quarta e quinta colocações do campeonato, respectivamente. Ambos vêm de jornadas atípicas em Curvelo e miram a recuperação neste fim de semana. ‘Rei de Londrina’ com três poles e três vitórias, o bicampeão foi o autor da volta mais rápida do dia ao virar 1min39s980 a bordo do Volkswagen Meteor #88 no primeiro treino livre, realizado no início da tarde. A diferença do piloto da R9 Competições foi de apenas 0s001 (um milésimo) para Abbate, que acelera com Mercedes-Benz da ASG Motorsport.
Vice-líder do campeonato, com 175 pontos — cinco a menos que Felipe Giaffone —, Leandro Totti foi o terceiro melhor colocado com o Iveco S-Way #73 da Vannucci Racing, terminando a sessão logo à frente do tricampeão. Com o Volkswagen #4 da R9 Competições, o atual dono do título foi seguido por Bia Figueiredo, que completou o top-5 com o Mercedes-Benz da ASG.
Monteiro foi também o autor da volta mais rápida do treino livre 2 com 1min39s900. Contudo, o bicampeão teve seus melhores tempos anulados em razão de emissões. Desta forma, Abbate concluiu o segundo treino na liderança com marca novamente bem próxima a do pernambucano: 1min39s990. Em alta no campeonato e vindo de vitória em Curvelo, Danilo Dirani foi o segundo da sessão com o Iveco #28 da Usual Racing. Terceiro colocado na tabela de pontos da temporada, o paulista foi seguido por Totti, com o ‘Marvado’ outra vez ocupando um lugar no top-3.
Bia foi a quarta melhor do último treino do dia, enquanto Victor Franzoni se garantiu em quinto com o Mercedes-Benz da Tiger Team Race. Foi o terceiro caminhão da marca da estrela de três pontas entre os cinco mais rápidos. Companheiro de equipe de Franzoni, Alberto Cattucci foi o sexto, à frente do Iveco de Wellington Cirino (Usual Racing) e de Fabio Fogaça, com Mercedes-Benz da DMais Motorsport. Paulo Salustiano e Giaffone posicionaram mais dois ‘brutos’ da R9 Competições/Vokswagen na lista dos dez mais rápidos no ‘apagar das luzes do dia’.
DONO DA CASA LIDERA NA ELITE
A sexta-feira foi toda de um dos donos da casa na Super Truck Elite. Natural de Campo Mourão, Pedro Perdoncini foi o mais rápido nos dois treinos livres do dia, sempre seguido por Leo Rufino, ambos a bordo de ‘brutos’ da Mercedes-Benz.
Pela manhã, o líder do campeonato virou 1min40s717 e liderou a sessão para a ASG Motorsport. Rufino foi o segundo, à frente da dupla da Vannucci Racing. Em alta depois da vitória em Curvelo (MG) no mês passado, Rodrigo Taborda — outro piloto da casa, de Mandirituba — foi o terceiro, seguido pelo companheiro de equipe Hugo Cibien, ambos com Volvo. A quinta colocada foi Thaline Chicoski, conterrânea de Perdoncini e competidora da DMais Motorsport e do Mercedes-Benz #22.
Os dois primeiros colocados da sessão da manhã se repetiram no treino da tarde. Foi quando Perdoncini virou a melhor marca do dia na Super Truck Elite com 1min40s388, novamente seguido por Leo Rufino. Desta vez, Arthur Scherer completou o top-3 todo da Mercedes-Benz. O vice-líder do campeonato finalizou à frente de Rodrigo Taborda, que concluiu um dia dos mais positivos no Norte do Paraná, enquanto Diogo Moscato foi o quinto com Iveco da Scuderia Chiarelli.
