A quinta etapa da Copa Truck 2025, realizada no último fim de semana no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), foi marcada por desafios e recuperação para o piloto gaúcho Maicon Roncen. Competindo com o caminhão Mercedes #97 da Tiger Team, ele enfrentou dificuldades técnicas no início, mas conseguiu encerrar a participação com um resultado positivo no domingo.
Roncen teve de lidar com problemas relacionados ao excesso de emissões ainda antes do classificatório, o que obrigou a equipe a reduzir a potência do caminhão para evitar penalizações. A medida teve impacto direto no desempenho, dificultando a busca por uma boa posição no grid. Na corrida noturna de sábado, o piloto ainda cometeu uma infração ao exceder o limite de velocidade no radar, comprometendo ainda mais suas chances de avançar no pelotão.
Já no domingo, a equipe conseguiu melhorar o acerto do caminhão durante o warm up. Com um desempenho mais equilibrado, Roncen conseguiu escalar posições ao longo da prova e cruzou a linha de chegada em oitavo lugar na classificação da Elite.
“Tivemos alguns problemas com emissões, reduzimos potência para evitar a desclassificação, o que diminuiu nosso desempenho no sábado. Já para o domingo conseguimos melhorar o setup, apesar de não ser o ideal conseguimos acompanhar o pelotão e galgar posições, então podemos considerar o saldo positivo”, avaliou o piloto.
A etapa de Cascavel também entrou para a história da Copa Truck como palco da primeira corrida noturna da categoria, disputada no sábado. A próxima etapa do campeonato está marcada para o dia 24 de agosto, no Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG).
