Domingo de duelos tem vitórias de Perdoncini e Roncen em Londrina e define finalistas na Elite

A Copa Truck Petrobras viveu mais um dia emocionante e de grandes corridas na temporada 2025. De volta a Londrina (PR), a categoria dos ‘brutos’ concluiu neste domingo (19) a oitava, penúltima e decisiva etapa do campeonato, que teve grandes histórias no topo do pódio na Super Truck Elite. Maior vencedor do ano e líder da tabela de pontos, Pedro Perdoncini (ASG Motorsport) triunfou correndo em casa. O paranaense de Campo Mourão chegou assim ao quinto triunfo no campeonato, enquanto Maicon Roncen (Tiger Team Race) alcançou sua primeira vitória na categoria ao terminar na frente a Corrida 2 da etapa no Norte do Paraná em uma tarde quente e de vitórias de caminhões da Mercedes-Benz.

O desfecho da etapa londrinense representou também a definição dos finalistas da Elite. Em cenário bastante apertado e de margem de apenas 19 pontos separando os três primeiros, o campeonato tem Perdoncini como líder, somando 229 tentos, somente sete a mais que o companheiro de equipe e adversário mais próximo na luta pelo título, Arthur Scherer. Nicolas Giaffone (R9 Competições) vai para a decisão do título, no fim de semana de 6 e 7 de dezembro, em Interlagos, em terceiro no campeonato, com 210. Leo Rufino (PP Motorsport) segue para a decisão em São Paulo com chances matemáticas, somando 196 tentos.

DUELOS DO INÍCIO AO FIM

O momento da largada foi decisivo para Pedro Perdoncini dar o bote e superar o pole Nic Giaffone e assumir a liderança. Pouco depois, foi a vez de Arthur Scherer deixar o paulista para trás e tomar a segunda colocação, completando o 1-2 da Mercedes-Benz e da ASG Motorsport.

Logo a seguir, a prova sofreu a baixa de um dos destaques do campeonato: Diogo Moscato abandonou com problemas em seu Iveco e viu praticamente o fim das suas chances de lutar pelo título da Elite. Minutos depois, foi a vez de Thaline Chicoski encostar, o que levou a direção de prova a acionar o safety-truck.

Com bandeira verde, os dois companheiros de equipe travaram belo e feroz duelo pela vitória, enquanto Nic Giaffone e Rodrigo Taborda vinham igualmente bem próximos, em terceiro e quarto, respectivamente.

Em bela briga, Scherer e Giaffone disputaram o segundo lugar, com sucesso para o piloto da ASG Motorsport, que completou a dobradinha do time com Perdoncini vencedor, pela quinta vez no ano. Nic foi o terceiro, seguido por Taborda, Kleber Eletric, Ricardo Alvarez, Jô Augusto Dias e Maicon Roncen, oitavo colocado.

VENCEDOR INÉDITO

A inversão do grid em relação aos oito primeiros da Corrida 1 determinou Maicon Roncen para puxar a fila da prova que completou a penúltima etapa do campeonato, seguido por Jô Dias, Ricardo Alvarez, Kleber Eletric e Rodrigo Taborda.

Um incidente envolvendo Leo Rufino na reta oposta logo depois da largada provocou o acionamento do safety-truck. A retomada de prova juntou todo mundo para minutos de muita emoção em Londrina.

Em meio a uma tarde de muitas variáveis e repleta de ocorrências em Londrina, Maicon Roncen terminou na frente e venceu pela primeira vez na Copa Truck Petrobras. O piloto da Tiger Team Race comemorou o triunfo seguido por Jô Augusto Dias e Kleber Eletric. Scherer foi o quarto, à frente de Ricardo Alvarez, que completou o top-5.

FINALISTAS

A decisão do título reunirá os pilotos de maior êxito ao longo da temporada 2025 na Elite. Dono de duas poles e cinco vitórias, Pedro Perdoncini vai para a final como principal candidato ao título, tendo sido pole e vencedor da etapa realizada no mês de maio em Interlagos.

Em seu ano de estreia, Arthur Scherer vai para a final somando duas vitórias, em Interlagos e Tarumã. Foi no circuito gaúcho que o paulista da ASG Motorsport faturou sua única pole na temporada.

O também “rookie” Nic Giaffone foi o grande nome da primeira fase do campeonato, oscilou, mas cresceu no momento decisivo. Com o Volkswagen da R9 Competições, o filho do tricampeão repete o pai como finalista do campeonato depois de ter alcançado três vitórias e quatro poles. Correndo por fora, Leo Rufino vai para a decisão com uma vitória no currículo, tendo subido ao topo do pódio na etapa de Cascavel.

ABRE ASPAS

Pedro Perdoncini: “Foi um grande fim de semana. Lideramos todos os treinos, ficamos perto da pole position e hoje saímos com mais uma vitória. Só posso agradecer a toda a equipe pelo trabalho. Temos agora de voltar nosso foco para a decisão, em Interlagos, e buscar repetir os resultados para ficarmos com o título.”

Maicon Roncen: “Para mim, é inesquecível. Esse ano está sendo maravilhoso para mim. Comecei ano passado aqui, já consegui pódio… Não esperava conseguir a vitória aqui. Muito feliz! Tenho de agradecer a Deus e a toda essa galera que está aqui. Sem eles, não estaria aqui. É para todos eles essa vitória.”

Nicolas Giaffone: “Hoje foi sobre contenção de riscos. Tem dias que as coisas não encaixam, e hoje foi um deles. De maneira geral, acho que minimizamos os riscos. Estivemos um pouco limitados hoje durante a prova com o calor e com a injeção [eletrônica]. Mas essas coisas acontecem e fazem parte da corrida. Agora é tentar ajeitar o brinquedo e seguir forte para Interlagos.”

Arthur Scherer: “Estamos super vivos, mais vivos do que nunca. Foi um fim de semana muito bom. Infelizmente, o safety-truck entrou ali e não consegui escalar mais, mas a gente tinha ritmo. Temos tudo para conseguir compensar em Interlagos.”

EXPECTATIVA

Definidos os finalistas e candidatos ao título, agora a Copa Truck Petrobras se prepara para a decisão da temporada 2025. A categoria dos brutos terá um mês e meio de expectativa para conhecer os futuros campeões no fim de semana de 6 e 7 de dezembro, no ‘templo do automobilismo brasileiro’, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.