A temporada 2025 da Copa Truck Petrobras vai viver um momento histórico neste fim de semana (12 e 13 de julho). Pela primeira vez desde a criação da categoria, os brutos vão acelerar sob luzes artificiais em uma corrida noturna no tradicional Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR).
A prova do sábado, com largada marcada para as 19h20, representa um marco não apenas para a Copa Truck, mas para todo o automobilismo de caminhões no país. A corrida terá 20 minutos de duração mais uma volta e valerá como a segunda disputa do formato tradicional, com pontuação regular. A novidade será transmitida exclusivamente pelo YouTube oficial da categoria.

No domingo, os motores voltam a rugir às 12h25 com a prova principal, que contará com 30 minutos mais uma volta. Essa corrida será exibida ao vivo pela Band, SporTV e também no YouTube, que antes transmitirá um compacto da disputa noturna.
Iluminação especial e adaptações no formato
Para possibilitar a realização da prova à noite, os administradores do circuito paranaense dobraram o número de holofotes instalados no ano passado, quando o autódromo recebeu seu primeiro evento noturno com a Cascavel de Ouro.
A programação oficial começa na sexta-feira com dois treinos livres e um treino de reconhecimento à noite, permitindo que os pilotos se adaptem ao novo cenário. No sábado, as classificações das divisões Elite e Pro seguem normalmente, com os respectivos Top Qualifyings. O grid da corrida noturna será definido com inversão entre os oito mais rápidos.
No domingo, a corrida principal segue a ordem do classificatório e mantém a pontuação máxima. Os três melhores colocados de cada categoria sobem ao pódio.
Retornos importantes no grid
A etapa de Cascavel também marca o retorno de três nomes importantes que ficaram fora da última corrida em Tarumã. Daniel Kelemen está de volta após se recuperar de uma embolia pulmonar; Jô Augusto retorna após um grave acidente de kart; e Luiz Lopes está liberado para correr depois de se recuperar de uma cirurgia no joelho direito. Eles reassumem os trucks que haviam sido pilotados por Beto Cavaleiro, Rafael Lopes e Luan Lopes.
Salustiano com caminhão renovado
Paulo Salustiano, que protagonizou um acidente impressionante em Tarumã, também terá novidades em Cascavel. O chassi danificado foi descartado, e o piloto agora assume o caminhão anteriormente utilizado por Jô Augusto. Já Jô estreia um equipamento completamente novo.
Disputa acirrada nas categorias Pro e Elite
Na classe Pro, Raphael Abbate chega como novo líder após vencer em Tarumã. A diferença, porém, é mínima: apenas um ponto o separa de Felipe Giaffone. Leandro Totti, por sua vez, poderia estar ainda mais próximo, não fosse uma punição na última etapa após disputa com Jaidson Zini.
Na Elite, Arthur Scherer é o novo líder. Estreante na temporada, ele vem embalado por duas vitórias consecutivas e soma oito pontos a mais que Diogo Moscato, ainda sem triunfos em 2025. Pedro Perdoncini, que vem alternando vitórias com Scherer, aparece 19 pontos atrás do líder.
Expectativa alta entre os pilotos
O clima é de expectativa elevada entre os competidores. Beto Monteiro, maior vencedor da Copa Truck em Cascavel com três vitórias, resume bem o sentimento do grid: “Se algum piloto disser que não está animado para esta corrida especial, ele estará mentindo. Todo mundo sempre sonhou em correr à noite, que é algo que vemos em diversos outros campeonatos por aí e agora veio a chance. Espero ampliar meu recorde com mais uma vitória.”
