O ronco dos brutos da Copa Truck promete agitar o Autódromo Internacional Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), neste fim de semana, entre os dias 19 e 21 de setembro. Conhecida por seu traçado misto, que mescla curvas técnicas com trechos de alta velocidade, a pista mineira é considerada uma das mais desafiadoras da temporada e exigirá o máximo de concentração e habilidade dos pilotos.
Entre as atrações da etapa está a equipe PP Motorsport, que entra no circuito com três caminhões Mercedes-Benz Actros. Os representantes são Pedro Paulo Fernandes (#29), Evandro Camargo (#69) e Léo Rufino (#11), todos com o foco em conquistar pontos importantes na reta final do campeonato.
As atividades em pista terão início na sexta-feira (19), com os treinos livres. No sábado (20), os classificatórios definirão o grid de largada, enquanto o domingo (21) será reservado para as duas baterias da etapa, às 12h10 e 14h10, diante de arquibancadas que devem receber um grande público.
O piloto Pedro Paulo Fernandes, experiente representante de Primavera do Leste (MT), retorna a Curvelo com boas lembranças e confiança. “Curvelo é uma pista onde sempre tive ótimos desempenhos. No ano passado, vencemos aqui”, afirmou. Ele destaca a exigência técnica do circuito: “O traçado misto é longo e desafiador. Preciso de um caminhão muito bem acertado de chão; há algumas curvas bem fechadas, por isso é essencial ter boa tração para aproveitar as retas”.

Fernandes também ressalta a importância do preparo físico e emocional: “O preparo físico e mental é sempre muito importante para conseguir executar a estratégia. Acredito que a parte mental seja fundamental para um excelente desempenho em Curvelo. Andar em um ritmo rápido e constante, sem ter problemas de emissão de poluentes, tem sido o grande desafio da temporada”.
Motivado, ele reforça seu compromisso com a equipe e os fãs: “Esse ano tem sido uma temporada de muitos desafios e provações. Estou focado em evoluir e ter bons resultados. Se preparem, pois o fim de semana promete grandes disputas. Venho preparado para lutar por pontos importantes e entregar uma performance consistente para a equipe e para os fãs, que sempre nos apoiam”. Para ele, a palavra que define o traçado de Curvelo é clara: “desafiador”.
O paulistano Evandro Camargo também chega preparado e aposta no equilíbrio entre ritmo e estratégia. “Esse traçado coloca o caminhão no limite em vários trechos, principalmente nas frenagens fortes e mudanças de direção. Trabalhamos bastante no acerto para chegar com um equipamento competitivo e a meta é estar brigando entre os primeiros. Sei que a torcida em Curvelo é apaixonada e quero retribuir dentro da pista”, afirmou.
Já Léo Rufino, que faz sua segunda participação no Circuito dos Cristais, destaca os desafios técnicos do traçado. “Minha experiência no ano passado foi positiva, me adaptei bem ao traçado e aos desafios da pista. Corri apenas uma vez no circuito, em 2024, pela própria Copa Truck, e acredito que o maior desafio técnico é logo no primeiro setor, nas curvas entre as muretas. Achar o limite com muros a apenas 1 metro de distância não é para qualquer um”, comentou.
O piloto paulista também fala sobre a importância da preparação mental nesta fase decisiva do campeonato. “Essa prova exigirá principalmente preparo mental, já que estamos na reta final do campeonato. O determinante aqui é manter ritmo constante e atenção total à detecção de fumaça. Minha meta é o resultado, visando a liderança do campeonato. Defino Curvelo em uma palavra: técnico. E para os fãs, deixo o recado de que podem esperar o meu melhor dentro e fora da pista para fazermos juntos um espetáculo maravilhoso”.
Com três caminhões no grid e pilotos experientes e motivados, a PP Motorsport chega à etapa de Curvelo com força total, prometendo protagonizar grandes momentos de velocidade, estratégia e emoção na Copa Truck.
