Leandro Totti vai sair na pole-position da classe Pro da Copa Truck em Londrina. Na classificação deste sábado (18), o piloto anotou 1min39s246 para ficar com a posição de honra do grid na corrida 1, sua quarta na temporada 2025.
Enquanto isso, na classe Elite, quem vai sair da posição de honra do grid é Nic Giaffone. O piloto anotou o tempo de 1min40s254 em sua última volta rápida e vai sair pela quarta vez da ponta do pelotão; Pedro Perdoncini vai completar a primeira fila em Londrina.
A etapa de Londrina da Copa Truck acontece no próximo domingo, 19, com a primeira largada prevista para 12h10 no horário de Brasília.
Saiba como foi a classificação da Copa Truck em Londrina:
Iniciada a classificação no Autódromo Ayrton Senna e os competidores da classe Elite foram liberados para os 12 minutos para a primeira fase da tomada de tempos – o asfalto estava úmido da chuva de mais cedo. Arthur Scherer foi o último piloto a deixar os boxes.
Após os primeiros minutos rodados, Djalma Pivetta era o primeiro que vinha na ponta da tabela, mas os giros ainda iriam despencar em Londrina entre os brutos. A temperatura não estava muito quente com o termômetro marcando 22ºC e sem chance de novas precipitações.
Pedro Pedroncini, com bom desempenho durante os treinos livres, foi o primeiro que, de fato, fez uma volta bastante rápida ao anotar 1min41s248. Os oitos primeiros iriam avançar para brigar pela pole-position.
Com pouco mais de cinco minutos rodados, então, uma bandeira vermelha por conta de problemas de Daniel Kelemen. O piloto teve problemas com o caminhão da DMais Motorsport e parou na área de escape do circuito.
Enfim, treino recomeçado depois de mais de dez minutos interrompido. Os pilotos estavam de volta ao traçado, com exceção de Perdoncini, que seguia nos boxes com a equipe mexendo no caminhão.
Os oito nomes garantidos até o momento eram Perdoncini, Scherer, Pivetta, Kleber Eletric, Maicon Roncen, Mauricio Arias, José Augusto Dias e Ricardo Alvarez. Nesse momento, o mais rápido tinha o caminhão da ASG Motorsport recolhido.
Com um minuto para a quadriculada, então, mais uma bandeira vermelha. Dessa vez, foi Thaline Chicoski quem ficou parada na pista com problemas. Pouco depois, treino encerrado e os nomes que passaram foram Pedroncini, Scherer, Nic Giaffone, Hugo Cibien, Pivetta, Diogo Moscato, Alvarez e Rodrigo Taborda.
Iniciado o top qualifying e os pilotos teriam mais dez minutos para suas voltas rápidas. Com os boxes abertos, não demoraram para deixar a garagem para brigar pela pole.
Com 1min40s397, Pedroncini estava com a pole provisória, o único abaixo da casa de 1min41s. Alvarez e Cibien vinham como os demais com tempo feito – Giaffone chegou a se colocar em terceiro, mas teve excesso de velocidade e sua volta foi deletada.
Encerrado o cronômetro e quem ficou com a pole da classe Elite para a corrida 1 da Copa Truck em Londrina foi Giaffone, em sua última tentativa de volta virando 1min40s254. Essa é sua quarta pole da temporada 2025, com Perdoncini, Scherer e Taborda completando as quatro primeiras posições.
Agora, chegou a vez dos competidores da classe Pro passarem pela primeira das duas fases da classificação. Teriam 12 minutos para dar as voltas rápidas para tentar se colocar entre os oito mais rápidos.
Primeiros tempos rápidos surgindo na tabela e com 1min39s319, Leandro Totti vinha na primeira posição, com Felipe Tozzo e Danilo Dirani fechando o top-3. Enquanto isso, Adalberto Jardim era excluído por excesso de emissão.
Com pouco mais de quatro minutos, os oito que avançavam para a briga pela pole eram Totti, Tozzo, Dirani, Victor Franzoni, Raphael Abbate, Felipe Giaffone, Bia Figueiredo e Berto Monteiro.
Bandeira quadriculada e o top-8 foi Totti, Tozzo, Abbate, Dirani, Franzoni, Giaffone, Figueiredo e Alberto Cattucci – e todos estavam na casa de 1min39s.
Começado os últimos dez minutos de classificação da classe Pro. COm o box aberto, os pilotos não perderam tempo e logo saíram para as primeiras voltas de instalação.
Com 1min39s249, Totti vinha na primeira posição e com a pole provisória da etapa. Giaffone era o segundo a 0s217 mais lento que o ponteiro, com Abbate, Franzoni e Figueiredo completando o top-5.
Restando menos de cinco minutos para a quadriculada, o caminhão de Raphael simplesmente apagou na saída dos boxes. Pouco depois, Abbate conseguiu voltas, mas agora foi a vez de Cattucci.
Totti ainda seguia como o mais veloz da classificação, mas Bia vinha em busca da primeira pole conseguindo virar bem em cada setor. A pilota estava na sexta colocação, mas não conseguiu melhorar.
