Copa Truck: Rafa Lopes conquista pole position da Elite em Cascavel

A sessão classificatória que definiu o grid das duas corridas válidas pela quinta etapa da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras reservou surpresas na tarde deste sábado (12) em Cascavel (PR). Favoritos destacados à posição de honra depois de forte performance nos treinos livres tanto na sexta-feira como no período da manhã, Arthur Scherer e Pedro Perdoncini, ambos com Mercedes-Benz da ASG Motorsport, foram superados na tomada de tempos por Rafa Lopes.

Com o Volkswagen Meteor da R9 Competições, o piloto, que já reunia experiência na categoria dos brutos, está de volta em participação especial e neste fim de semana corre em substituição a André Marques (Pro). Lopes aproveitou bem a chance e conquistou a pole position depois de superar Leo Rufino (PP Motorsport), outro piloto com Mercedes-Benz, por 0s095.

Copa Truck: Rafa Lopes conquista pole position da Elite em Cascavel
Foto: Duda Bairros

Líder do campeonato, Scherer vai largar neste domingo da terceira posição, lado a lado com o companheiro de equipe Pedro Perdoncini, terceiro na temporada depois de quatro etapas disputadas. Jô Augusto Dias (Volkswagen da R9 Competições) vai partir da quinta colocação, à frente de Djalma Pivetta (Iveco da Usual Racing) e Mauricio Arias (Mercedes da AJ5 Eco Sports).

A regra especial em razão da realização da inédita corrida noturna em Cascavel prevê a inversão dos oito primeiros no Top Qualifying para a definição do grid da prova deste sábado, a partir de 19h15. Hugo Cibien (Vannucci Racing) alegou problemas e sequer saiu dos boxes para o Top Qualifying, não marcou tempo e, portanto, largará da oitava posição na tarde de domingo e em primeiro nesta noite no Oeste do Paraná.

Perdoncini e Scherer reafirmaram a força demonstrada nos treinos livres e logo consolidaram espaço nas duas primeiras posições, que os credenciaram para o Top Qualifying e à luta pela pole propriamente dita. Além da dupla da ASG Motorsport, outros seis pilotos avançaram para a fase final da classificação na Elite: Rafa Lopes e Jô Augusto Dias, ambos com Volkswagen, Leo Rufino (Mercedes), Djalma Pivetta (Iveco), Hugo Cibien (Volvo) e Maurício Arias (Mercedes).

Um dos aspectos mais interessantes da classificação era, além da busca pela pole em si, também o objetivo de largar bem na primeira prova noturna da Copa Truck Petrobras. Cibien, por exemplo, sequer fez o Top Qualifying e ficou com o oitavo tempo, que com a inversão de grid resultou no primeiro lugar na fila para a disputa histórica deste sábado.

“Chegamos na super pole, mas o caminhão estava superaquecendo. Mas, no fim das contas, deu certo, vamos largar na frente hoje à noite. Gosto de andar à noite, então vamos ver hoje como vai ser”, declarou o capixaba da Vannucci Racing.

E se Perdoncini e Scherer despontavam como os principais candidatos à pole, quem aferiu o melhor tempo da fase decisiva da classificação foi Rafa Lopes, que virou 1min21s208, o que lhe valeu a primeira pole position no seu regresso à categoria dos brutos. Lopes foi apenas 0s095 mais rápido que Leo Rufino, com quem vai dividir a primeira fila no domingo. Por sua vez, o líder do campeonato, Arthur Scherer, vai largar em terceiro lugar na corrida principal e em sexto neste sábado.

De volta ao grid da Copa Truck Petrobras, o piloto falou sobre a chance concedida pela R9 Competições de substituir André Marques (Pro), que não corre neste fim de semana em razão de compromissos profissionais.

“Só posso agradecê-lo pela oportunidade de andar com um baita caminhão, uma grande oportunidade. Fico feliz por dar o retorno esperado pela equipe. Vamos trabalhar tanto hoje como amanhã, ver como vai ser, mas sabemos que a corrida principal é amanhã. Hoje vamos com cautela pensando no domingo. Mas vamos pra cima”, destacou Rafa Lopes.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.