A etapa decisiva da Copa Truck em Interlagos, neste fim de semana, trará também um momento emblemático para o grid: a despedida da ASG Motorsport. A equipe, que está na categoria desde 2023, fará sua última participação antes de integrar, a partir de 2026, a estrutura da Full Time Sports.
Fundada após a absorção da AM Motorsport, a ASG se consolidou como uma das forças do campeonato, disputando títulos nas duas classes em todos os anos. O currículo é expressivo: o título da Pro com Wellington Cirino em 2022, a conquista de com Bia Figueiredo em 2025 e o vice-campeonato de 2024 com Roberval Andrade. Neste ano, a equipe chega à final com Raphael Abbate na briga pelo campeonato da Pro, enquanto Pedro Perdoncini e Arthur Scherer tentam garantir o bicampeonato da Elite.
A ASG se despediu oficialmente por meio das redes sociais: “Agradecemos aos engenheiros, mecânicos, parceiros, patrocinadores, logística, comunicação, todos os que fizeram parte desta história e transformaram o esforço em resultados. Nosso último capítulo terá muita entrega, garra e dedicação como foram todos os quatro anos de operação. Vamos em busca dos títulos”, declarou o time no comunicado.
A transição para a Full Time Sports faz parte de um plano já discutido há algum tempo, como explicou Mauricio Ferreira. “A entrada na Copa Truck Petrobras é uma oportunidade de negócios gigantesca que já estávamos namorando no ano passado e agora está executada. É um mundo novo para a gente, mas temos muitas pessoas experientes que ficarão à frente. Precisamos aprender, conhecer e entender, mas será um grande barato”, afirmou. Ele reforçou ainda que a base da operação de caminhões seguirá para 2026 na atual sede, em Cubatão (SP). “Vamos primeiro aprender e ver como vai ser no ano que vem e depois vamos olhar como vai ser para tomarmos mais decisões”, completou.
A saída da ASG foi comentada também pela direção da categoria. Para Carlos Col, CEO da Copa Truck Petrobras, o time teve papel fundamental no crescimento recente do campeonato. “A ASG foi uma parceira muito importante no crescimento recente da Copa Truck Petrobras, sempre apresentando inovações, seja nos boxes, seja em ações e atraindo nomes grandes, como Bia Figueiredo e Caio Castro. A Copa Truck Petrobras só tem a agradecer o trabalho feito”, destacou.
Col também ressaltou confiança no trabalho da nova equipe que ocupará o espaço deixado pela ASG. “Já a Full Time Sports é uma equipe que dispensa apresentações e foi campeã em todos os campeonatos que participou, estando presente no nosso evento por meio da NASCAR Brasil Series. Temos certeza que eles continuarão mantendo o legado da ASG de ser protagonista no grid”, completou.
