A sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck vai representar uma experiência inédita na ainda curta carreira do paranaense Fabiano Sperafico. A prova de domingo (22) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, vai ser a primeira desde seu ingresso na categoria numa pista que não representa uma incógnita para o piloto, que trabalhou durante dois dias de testes no circuito do Norte do Paraná no mês de julho.
“Eu vou começar os treinos livres sem ter o trabalho de conhecer a pista, de cara já vai dar para começar a trabalhar no acerto do caminhão. Para mim, isso é uma situação totalmente nova”, diz Sperafico, que nas duas provas que disputou na Truck, em Goiânia e Campo Grande, não tinha base alguma dos traçados. As duas participações, aliás, trazem motivação ao piloto, que manifesta o objetivo de estar entre os cinco primeiros na corrida.
“Com duas corridas, já dá para pensar em alguma coisa nesse sentido. É claro que me falta muita bagagem, ainda, mas eu já tenho confiança na minha tocada e o caminhão é ótimo”, reconhece. Ele compete pela Fogaça Motorsport, equipe que também tem o pernambucano Beto Monteiro, líder, e o paulista Djalma Fogaça. Fabiano tem no Ford número 70 as cores de Motorcraft, Ford Credit, Biagio Turbos, HBA Surf e Sperafico Agro Industrial.
O piloto paranaense teve boas atuações em suas duas participações na temporada. Na prova de estréia, em Goiânia, largou em oitavo e era nono quando teve de abandonar com o pneu dianteiro esquerdo furado, após nove voltas. Em Campo Grande, foi 12º no grid e terminou em sexto, mas foi punido sob alegação de ultrapassagem sob bandeira amarela. “Perdi os pontos, mas na minha cabeça eu fui sexto na corrida, o que está bom. Agora, quero mais”.
A programação da F-Truck em Londrina será aberta na sexta-feira (20), com duas sessões de treinos de 60 minutos, às 14h e às 16h. Outros dois treinos serão disputados no sábado (21), às 9h e às 11h15. A tomada de tempos que vai definir a formação do grid será aberta às 15h. A corrida, no domingo, terá largada às 14h10, para 30 voltas pelos 3.145 metros de extensão do circuito paranaense ou o limite máximo de 75 minutos de prova.
Depois de cinco das nove etapas previstas no calendário, a classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck é a seguinte:
1º) Beto Monteiro (PE/Fogaça Motorsport), Ford, 93
2º) Roberval Andrade (SP/M.A. Motorsport), Scania, 79
3º) Wellington Cirino (PR/ABF Competições), Mercedes-Benz, 71
4º) Jonatas Borlenghi (SP/RM Competições), Volkswagen, 49
5º) Renato Martins (SP/RM Competições), Volkswagen, 45
6º) Leandro Totti (PR/Londrina Truck Racing), Ford, 33
7º) Djalma Fogaça (SP/Fogaça Motorsport), Ford, 31
8º) Vignaldo Fízio (SP/ABF Competições), Mercedes-Benz, 26
9º) Fred Marinelli (SP/Marinelli Competições), Scania, 19
10º) Beto Napolitano (SP/RM Competições), Volkswagen, 15
11º) Eduardo Fráguas (SP/Londrina Truck Racing), Ford, 13
12º) Geraldo Piquet (ABF Competições), Mercedes-Benz, 12
12º) Jorge Fleck (RS/ABF Competições), Volvo, 12
14º) Fabiano Britto (PR/ABF Competições), Volvo, 8
15º) Débora Rodrigues (SP/RM Competições), Volkswagen, 7
16º) Pedro Muffato (PR/M.A. Motorsport), Scania, 3
17º) José Cangueiro (SP/ABF Competições), Mercedes-Benz, 2
18º) Diumar Bueno (PR/Bueno Race Team), Volvo, 1
18º) Luiz Carlos Zappelini (SC/Campello Competições), Volkswagen, 1