Uma sessão de treinos de sete voltas pelo Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, marcou na manhã desta terça-feira (3) o encerramento da preparação de Pedro Muffato para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O teste serviu para o piloto paranaense da MP Motorsport checar o devido funcionamento de seu caminhão, o Scania número 20, já adaptado às mudanças promovidas no regulamento técnico da categoria.
“Fizemos o que, no automobilismo, chamam de shakedown. Não tivemos nenhuma preocupação com os tempos de volta, nosso único objetivo hoje era ter certeza de que está tudo funcionando perfeitamente”, resumiu Muffato, dizendo-se pronto para a disputa da primeira das 10 etapas da temporada de 2009. A corrida confrontará os 26 pilotos da categoria na tarde deste domingo (8), no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, na cidade gaúcha de Guaporé.
Como consequência das mudanças promovidas no regulamento, o motor do caminhão Scania tem sua posição recuada. “Com o motor instalado um pouco mais para trás, a tendência é de cair a desvantagem que os Scania tinham diante de outras marcas”, pondera Muffato. “Eu diria que no ano passado estávamos uns dois passos atrás das marcas concorrentes, e que agora, com essas mudanças, todos os caminhões deverão ter o mesmo nível de rendimento”, apostou.
Muffato, contudo, evita prognósticos. “Houve mudanças, também, para as outras marcas, então fica complicado prever qualquer coisa. Só a partir dos treinos livres em Guaporé é que poderemos ter uma noção mais clara deste panorama”, declarou o piloto, que estampa em seu caminhão as logomarcas de Coopavel, Supermercados Muffatão, FAG/Faculdade Assis Gurgacz e Italy. Ele programa para a tarde de quinta-feira (5) sua viagem à Serra Gaúcha.