Djalma Fogaça larga na pole em Guaporé

Com a terceira pole position conquistada no circuito de Guaporé, o paulista Djalma Fogaça (Ford) larga na primeira fila pelo lado de dentro na quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck marcada para este domingo, dia 5 de junho no Autódromo Internacional de Guaporé. Os tempos obtidos entre os oito primeiros colocados do grid estão bastante próximos, com diferença de menos de 1 segundo entre o primeiro e oitavo colocado. A disputa apertada pelas primeiras posições no grid de largada já era esperada e comentada nas rodas de pilotos e preparadores no paddock. “É muita gente muito bem preparada para esta prova. Todo ano é assim, depois das três primeiras etapas é que começam a acontecer as maiores disputas da temporada”, lembra o atual campeão Beto Monteiro (Ford), sétimo colocado no grid deste domingo.

Djalma Fogaça conseguiu a pole position logo no primeiro grupo de três caminhões a entrar na pista formado por ele, Wellington Cirino (Mercedes-Benz) e Renato Martins (Volkswagen). Seria essa a sequência dos três primeiros colocados no grid se não fosse a “intromissão” do líder do campeonato Leandro Totti (Ford), marcando o terceiro melhor tempo quase no final da tomada de tempo. Totti sempre esteve entre os cinco primeiros colocados nos quatro treinos livres. Vignaldo Fízio de São Paulo, também havia marcado um tempo abaixo de Renato Martins, mas foi desclassificado pelos comissários desportivos por excesso de fumaça do seu Mercedes-Benz. Pelo mesmo motivo também perderam suas posições conquistadas na classificação os pilotos: Beto Napolitano (Volkswagen), Luiz Carlos Zappelini (Volkswagen) e Adilson Cajuru Magalhães (Iveco). Quarto colocado no campeonato, Beto Napolitano pode repetir as ultrapassagens fora do comum que fez em Interlagos quando largou em último e chegou a ganhar três posições em uma única manobra na reta dos boxes. “Estivemos com problemas durante os dois dias de treinos aqui em Guaporé. Agora conseguimos um ótimo acerto para a corrida e vamos para frente”, comentou com otimismo e vontade de voltar a sentir o gostinho da vitória, o mesmo que sentiu na primeira etapa deste ano em Caruaru, PE.

O quarto lugar no grid é considerado um excelente resultado para Renato Martins que ainda senti fortes dores na clavícula enfaixada em razão de um acidente sofrido no mês passado na rodovia Fernão Dias – “O problema não são as ultrapassagens, o balanço nas curvas ou o asfalto irregular. O esforço maior é na correção de derrapagens nas saídas de curvas. O tranco que eu preciso dar no volante faz doer muito o meu ombro”, conta mostrando uma expressão de dor, Renato Martins.

No histórico das pole positions em Guaporé agora quem lidera é Djalma Fogaça com três poles. O piloto de Sorocaba também mantém o recorde de treinos classificatórios – 1min29s610, marcado em 2003. Wellington Cirino e Renato Martins têm duas e Fred Marinelli, Jorge Fleck e Sérgio Drugovich largaram na primeira posição uma vez.

Os ingressos ao preço de R$ 20,00 continuam sendo vendidos nas bilheterias do autódromo durante toda a noite de sábado para domingo. Os espaços ao redor do Restaurante do Radiador já estão totalmente tomados pelas barracas dos torcedores que passam até três dias acampados não dispensando todos os apetrechos para a churrascada, muita música, cerveja e até sistemas de luzes que imitam o clima de discotecas.

A programação deste domingo começa cedo com o warm-up da DTM Pick-Up às 8h15. Das 9h00 às 9h45, os Truck fazem o treino de aquecimento para voltarem a á pista às 13h55 para o alinhamento do grid de largada. A largada da prova preliminar com as Pick-Up Courier será às 10h20. As atrações que antecipam a largada da Truck começam às 11h15 com o primeiro show de Aurélio Félix e Jefão nas manobras radicais de caminhões e motos. Seguem, o desfile de pilotos, Truck teste e o segundo show de Aurélio e Jefão. A largada da Fórmula Truck está marcada para às 14h00, com transmissão ao vivo pela RedeTV.

GRID DE LARGADA:

1) Djalma Fogaça, SP (Ford) 1min29s679;

2) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz) 1min29s913;

3) Leandro Totti, PR (Ford) 1min30s082;

4) Renato Martins, SP (Volkswagen) 1min30s257;

5) Jonatas Borlenghi, SP (Volkswagen) 1min30s315;

6) Fabiano Brito, PR (Volvo) 1min30s420;

7) Beto Monteiro, PE (Ford) 1min30s493;

8) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz) 1min30s560;

9) Fred Marinelli, SP (Scania) 1min30s944;

10) Roberval Andrade, SP (Scania) 1min31s590;

11) Daniel Gianfratti, SP (Ford) 1min31s682;

12) Diumar Bueno, PR (Volvo) 1min31s748;

13) Pedro Muffato, PR (Scania) 1min31s749;

14) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz) 1min31s934;

15) Vinícios Ramires, SP (Volvo) 1min31s966;

16) João Maistro, PR (Scania) 1min32s143;

17) Zé Maria, GO (Ford) 1min32s269;

18) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen) 1min32s286;

19) Herberto Heinen, RS (Volvo) 1min33s009;

20) Mad Macarrão (Eduardo Fráguas), SP (Ford) 1min33s502.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.