A pequena, aconchegante e pacata Guaporé, cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul com aproximadamente 30 mil habitantes deve ter sua paz quebrada no próximo final de semana, 3, 4 e 5 de junho. È o circo da Fórmula Truck que volta pela décima vez no tradicional e um dos mais bonitos circuitos do Brasil para a disputa da quarta etapa do Campeonato Brasileiro da categoria.
A prova seria mais uma das nove etapas do ano, sempre com um excelente nível de competitividade se não fosse uma situação inusitada desta temporada que marca o décimo ano da Fórmula Truck brasileira. Muitos dos concorrentes acostumados a andar na frente estão bem atrás na tabela de classificação do campeonato, seja lá por quebras ou por acidentes. O campeão do ano passado, o pernambucano Beto Monteiro (Ford) é o 13º colocado com 9 pontos, Renato Martins (Volkswagen), o primeiro campeão em 1996 e seis vezes vice está em sétimo com 16 pontos, seu companheiro de equipe, o piloto revelação do ano passado Jonatas Borlenghi tem 12 pontos na décima posição, o sempre competitivo Djalma Fogaça (Ford) é oitavo com 15 pontos e o campeão de 2002 Roberval Andrade (Scania) divide a 14ª posição no campeonato com 8 pontos, com Pedro Muffato e Felipe Giaffone, os dois também com caminhões da marca Scania. “Tivemos problemas de quebra nas três primeiras provas, se não fosse isso eu estaria entre os primeiros. Fui pole position em Interlagos e tinha tudo para vencer”, lembra Roberval Andrade.
Já na disputa pela liderança do campeonato, aparece o bi-campeão Wellington Cirino (Mercedes-Benz) em segundo, cercado por dois novos candidatos ao título em 2005: Leandro Totti (Ford) do Paraná, um dos jovens valores da Fórmula Truck, líder com 43 pontos e um a mais do que Cirino e Vig Fízio (Mercedes-Benz) de São Paulo em terceiro com 34 pontos. Fízio, apesar de muitas vezes estar entre os cinco primeiros no grid de largada, dificilmente está bem colocado no campeonato como agora. Por várias vezes já abandonou a prova por quebra quando brigava pela três primeiras posições na corrida. “Acho que agora estamos conseguindo ser mais regular e quero manter esse ritmo porque está dando certo. Estou confiante em um bom resultado em Guaporé, um traçado que gosto de andar”, lembra Vig Fízio.
Antes programada para inaugurar o novo circuito de Santa Cruz do Sul, também no Rio Grande do Sul, a quarta etapa deste ano, foi transferida para Guaporé e novamente leva o nome de GP de Fórmula Truck Vipal, um dos patrocinadores oficiais do evento e que tem sua sede em Nova Prata, cidade vizinha à Guaporé. Segundo o promotor Aurélio Batista Félix, o circuito de Santa Cruz não apresentou a segurança necessária para uma prova da Fórmula Truck. “Não adianta a gente fazer um evento na correria sem a segurança necessária para o público e os pilotos”, lembrou o promotor.
Os ingressos ao preço de R$ 20,00 já estão à venda nos postos Petrobras e concessionárias Bridgestone Firestone da região. Os endereços são encontrados no site oficial – www.formulatruck.com. Os ingressos comprados antecipados vêm acompanhados do boné oficial da F-Truck com um bordado da marca.
A programação da Fórmula Truck mantém seus horários de todas as etapas, com dois treinos na sexta-feira, dia 3, às 14h00 e 16h00. No sábado, com a mesma duração de uma hora, mais dois treinos livres estão marcados para às 9h00 e 11h15. A tomada de tempo está marcada para às 15h00. No domingo, o treino de aquecimento da Fórmula Truck está marcado para às 9h15 e a largada da prova às 14h00. A categoria DTM Pick-up faz a prova preliminar da Fórmula Truck. A programação completa será distribuída na semana da prova.
O maior vencedor em Guaporé é o gaúcho Jorge Fleck (Volvo) que conseguiu cinco vitórias, sendo as duas baterias de 1999 e de 2000 e a prova de 2001, já com o sistema de uma bateria por etapa. Renato Martins venceu as duas etapas em 1996, Djalma Fogaça e Sérgio Drugovich dividiram as vitórias de 97, Oswaldo Drugovich venceu as duas etapas em 98 e Roberval Andrade venceu em 2002. O vencedor de 2003 foi Djalma Fogaça e no ano passado, Wellington Cirino recebeu a bandeirada em primeiro.