Começam nesta sexta-feira (13) os treinos para a prova mais badalada do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A terceira etapa de 2005, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, no bairro paulistano de Interlagos, representa um momento importante para definição das chances de cada candidato ao título da décima temporada da história da categoria, que tem na liderança o paranaense Wellington Cirino, da Mercedes-Benz.
Tal contexto recebe uma atenção especial do paulista Roberval Andrade. O piloto paulista, que não marcou nenhum ponto nas duas primeiras provas, tem na corrida em Interlagos a oportunidade de iniciar sua campanha de reabilitação rumo ao segundo título brasileiro na categoria. O bom retrospecto no circuito de 4.309 metros e os resultados dos testes feitos nas últimas semanas aumentaram a confiança e a motivação do piloto.
“Para mim, o campeonato vai começar em Interlagos. Daqui para a frente, as coisas têm que começar a dar certo, e nós temos bons motivos para acreditar que vai ser assim”, afirma o piloto, que ostenta no Scania número 420 da Roberval Motorsport as logomarcas de Assobrasc, Knorr-Bremse, Guerra, Rodafuso, Frum, Biasi Tanques, KS, Tanesfilm e Expresso Araçatuba. “Meu pressentimento para a corrida é muito bom, tanto quando no ano passado”, avisa.
Em 2004, Roberval dominou a prova em Interlagos, conquistando a pole-position e uma vitória que definiu como histórica. “Essa é uma das corridas mais desgastantes do ano para o equipamento e esse foi justamente o ponto para onde direcionamos o trabalho. Meu caminhão está constante e rápido, e vou brigar por essa vitória”, aposta o piloto, que em três participações em Interlagos venceu uma vez e conquistou um segundo e um quarto lugar.
Os problemas enfrentados em Caruaru e Goiânia já estão solucionados, garante Roberval. “Alguns equipamentos que a equipe desenvolveu para adaptar o caminhão às condições de competição apresentaram problemas, mas fizemos uma revisão completa, identificamos vários pontos falhos e o Scania está pronto para fazer bonito no domingo. Começar a reação em Interlagos, uma pista de que gosto muito, vai ser interessante”, ele acredita.