Campeão de motociclismo estréia em Interlagos

A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, domingo que vem em Interlagos, marca a estréia na categoria de Adilson Magalhães, o “Cajuru”, 13 vezes campeão brasileiro e dono de 20 títulos paulistas de motovelocidade. Ele subirá no Iveco na equipe Forza Motorsports, a única a defender a marca, no caminhão antes pilotado pelo paranaense Fabiano Sperafico.

Cajuru muda de categoria reclamando do motociclismo no Brasil e desanimado com o mundo das duas rodas. Segundo ele, a falta de administração e investidas mais audaciosas dos dirigentes da categoria, não fazem com que o esporte tenha o desenvolvimento que merece no Brasil. “Mudei para Truck pela admiração ao Aurélio (Félix, organizador do evento), e também pela forte mídia, visibilidade e espaço na televisão”, sentencia.

Para o paulistano, além das quatro rodas a mais – duas na frente e quatro atrás-, dirigir um caminhão não representa muita novidade apesar da enorme diferença visual. “Ele se assemelha com moto na freada e na tocada descontrolada, meio de lado. A sensação é igual à da moto”, afirma. A primeira vez que subiu num caminhão foi na etapa passada do campeonato, em Goiânia, no Ford, emprestado pelo amigo Beto Monteiro, atual campeão “Esse é um ano de aprendizado. São Paulo vai ser uma escola. A pretensão é terminar a corrida, não importa chegar em último”.

Cajuru aposta no novo equipamento desenvolvido pela equipe, que contratou um engenheiro exclusivamente para conseguir tirar mais torque e rotação do motor. O chefe da Forza, Tony Martinez, está otimista com a estréia de Cajuru. “Ele é um cara pés-no-chão e vem consciente de que não dá para brigar pelo pódio, por enquanto”. Tony encarou uma série de problemas que vinham ocorrendo com o motor Iveco, de concepção antiga e comparada por ele como o motor de Opala. O desafio é aumentar o giro do motor e conseguir uns cavalos a mais. “Passamos dois dias em uma retífica preparando o motor”, diz Tony. “Aposto nas mudanças que o Tony está fazendo”, avaliza Cajuru.

“Em vez de jogar dinheiro fora e bater cabeça, demos um novo direcionamento à equipe, com muito mais organização”, informa Martinez. Ele conta que a equipe precisava de uma equação matemática que tornasse o motor duradouro, pois com a rotação baixa aumentava o desgaste muito rapidamente. “Ainda estamos resolvendo esse problema”, analisa, para acentuar: “Não posso exigir do piloto na primeira prova, mas no Rio Grande do Sul acho que ele vai andar bem”, aposta, citando a prova que vai inaugurar o autódromo de Santa Cruz do Sul no dia 5 de junho.

Os ingressos para a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em Interlagos estão sendo vendidos antecipadamente em postos credenciados Petrobras e concessionários Bridgestone Firestone a R$ 25 reais. Quem comprar antecipado ganha um boné oficial da Fórmula Truck bordado. Os endereços dos locais de venda estão no site www.formulatruck.com.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.