O sexto lugar obtido na abertura da Fórmula Truck, em Caruaru, marcou o melhor início de temporada para a piloto Débora Rodrigues (Volkswagen) desde sua estréia na categoria.
Além do bom resultado logo na primeira etapa do ano, a única representante das mulheres nas corridas de caminhão está otimista em manter a boa fase na prova marcada para este final de semana em Goiânia, pista que é considerada uma de suas favoritas no campeonato.
“Gosto muito do circuito onde vamos correr neste domingo. A pista tem boa área de escape e isso faz com que a busca pelo limite se torne bastante intensa. Este fator de segurança nos permite tentar frear sempre mais dentro da curva e assim melhorar o tempo de volta”, explica Débora Rodrigues.
A piloto da RM/Volkswagen considera que sua tocada é algumas vezes mais técnica em relação aos seus colegas “marmanjos”, uma característica que costuma ser recompensada na prova goiana.
“O miolo do circuito exige muita calma do piloto. Não adianta vir todo afobado querendo andar acima do limite porque não é assim que o caminhão vai andar mais rápido nesta parte do circuito. É preciso guiar com técnica e gosto deste desafio proporcionado por esta característica da pista de Goiânia”, comenta Débora Rodrigues.
De fato, é justamente nesta prova onde a piloto da RM/Volkswagen faz suas melhores apresentações ao longo da temporada.
“Uma corrida que me marcou muito aqui em Goiás foi a de 2003, quando fiquei o tempo todo entre os quatro primeiros colocados. Ganhei os pontos na bandeira amarela programada (distribuídos na 12ª volta, quando são premiados os 5 melhores) e tinha tudo para terminar na segunda posição, mas infelizmente tive uma falha mecânica. De qualquer forma, muita gente veio me cumprimentar pela corrida e considero esta uma de minhas melhores performances até hoje”, lembra a piloto, cujo melhor resultado na F-Truck foi obtido no GP de Londrina do ano passado, quando ela chegou em 4º lugar.
Além do retrospecto favorável, o otimismo de Débora também é baseado no momento que sua equipe vive na Truck. Com os triunfos de Renato Martins em Brasília e de Beto Napolitano em Caruaru, a RM/Volkswagen vem de duas vitórias seguidas, algo digno de nota em uma categoria tão competitiva.
Mas Martins, piloto, dono da equipe e também marido e principal “técnico” de Débora, alerta sabe que o time não terá tempo fácil em Goiânia.
“Temos um bom acerto para esta pista, porém não podemos esquecer das longas retas deste circuito, que favorecem os caminhões maiores, com motor 12 litros. Vamos lutar e trabalhar muito para manter a boa fase da Volkswagen na Truck, mas sabemos que teremos uma missão bastante difícil para manter esta seqüência”, afirma Renato Martins, campeão da Truck em 1996 e recordista de vitórias da categoria.
Os treinos livres começam amanhã em Goiânia. A largada para segunda etapa do campeonato está marcada para as 14h de domingo, com transmissão ao vivo da Rede TV!