A organização da Fórmula Truck promoveu na última sexta-feira a reunião anual de pilotos para aprovação do regulamento da categoria para a temporada de 2005 que deve ter seu início no dia 13 de março com a primeira etapa em Caruaru, interior do estado de Pernambuco.
Os itens analisados na reunião dos pilotos são pautados de acordo com a necessidade de cada uma das seis marcas das montadoras participantes da categoria que por qualquer razão necessitam de um reajuste para manter o nível de igualdade em termos de competitividade da categoria. A Fórmula Truck brasileira já foi elogiada oficialmente pela FIA – Federação Internacional de Automobilismo por manter dos melhores níveis de competitividade em categorias multi-marcas existentes em todo o mundo. “Os ajustes são feitos com a concordância de todos os pilotos que têm consciência de que quanto mais competitividade mais disputas acontecerão na pista. E o evento ganha muito com isso”, lembra o promotor da Fórmula Truck, Aurélio Batista Félix.
Para 2005 as mudanças são poucas em virtude do estágio alcançado em nível de igualdade entre os caminhões mais pesados e com motores mais potentes e os mais leves com propulsores menores. Para se ter uma idéia, o título deste ano só foi definido na última etapa da temporada entre quatro pilotos com marcas diferentes de caminhões. Basicamente manteve-se o regulamento de 2004 com duas mudanças que atingem os caminhões Volvo e Iveco. Nos caminhões Volvo, agora é permitido mexer na relação de marchas do câmbio original, dando aos preparadores a opção de uma escalonagem que melhor se adaptar ao traçado do circuito. O Iveco terá novo posicionamento do motor de 13,8 litros. A melhor distribuição de peso nos caminhões Iveco proporcionará mais tração nas rodas traseiras e conseqüentemente uma melhor aceleração nas retomadas de velocidade.