A TOYOTA GAZOO Racing W2RC venceu a quarta especial do Dakar nesta quarta-feira (7) e se recolocou na disputa pela vitória geral no início da primeira das duas etapas “maratona” da edição deste ano, que é realizada na Arábia Saudita.

Depois de enfrentar uma terceira especial exaustiva, quando viu que seus três carros se atrasarem por conta de furos de pneus, a TOYOTA GAZOO Racing começou as atividades desta quarta-feira fora do top-10. Mas uma pilotagem determinada em um terreno exigente trouxe o DKR GR Hilux de volta a disputa pela liderança.
A quarta especial foi realizada em alta altitude, com terreno de areia e cascalho no entorno de Al’Ula. O estágio ainda marcou o início da primeira maratona do Dakar neste ano, quando os competidores enfrentam dois dias de atividades sem contar com assistência técnica externa.
Os três pilotos dos DKR GR Hilux largaram do meio do pelotão da categoria Ultimate, o que representou evitar os riscos adicionais de abrir a etapa, fator que contribuiu para os desafios do dia anterior. As equipes aproveitaram ao máximo e recuperaram um tempo significativo em relação aos rivais.
Henk Lategan e Brett Cummings tomaram a liderança da especial nos primeiros 100 quilômetros e construíram uma vantagem substancial com o carro número 202. Um desempenho dominante garantiu a vitória com mais de sete minutos em relação aos segundos colocados.
A vitória também alçou Lategan e Cummings para a liderança geral, com quase quatro minutos de vantagem em relação aos segundos colocados.
Toby Price e Armand Monleón completaram a etapa com a sétima posição em um dia que teve 452 quilômetros cronometrados. A dupla do carro número 204 aparece na 16ª colocação geral, próximo do top-10.
Seth Quintero e Andrew Short, que tiveram uma terça-feira complicada com múltiplos furos de pneus, perdendo mais de uma hora, seguiram na prova e tiveram um desempenho consistente nesta quarta especial, fechando o dia com o 11º tempo. A dupla do DKR GR Hilux número 204 ocupa a 23ª posição na classificação geral.
Sem assistência externa até o final da quinta especial, as equipes deverão dormir em barracas ao lado de seus veículos. A parte final da maratona, marcada para esta quinta-feira, terá 371 quilômetros cronometrados, passando por trechos rápidos e arenosos antes de alcançar uma região mais lenta e com predominância de piso pedregoso. A caravana do Dakar seguirá em direção a Ha’il.
