Se garantir uma vitória não bastasse, Ignácio “Nacho” Montenegro conquista a vitória na corrida 2 da segunda etapa da temporada de 2023 do TCR South America. Após largar na oitava posição, o líder do campeonato costurou o pelotão, aproveitou as oportunidades e, com uma manobra ousada, assumiu a liderança da prova.
A segunda posição foi ocupada por Juan Manuel Casella, piloto que hoje mais cedo também foi ao pódio. O resultado dos colegas de equipe argentino e uruguaio representa uma dobradinha da Squadra Martino, equipe que vive um fim de semana dos sonhos. Manuel Sapag, que largou da pole position, após uma corrida um tanto sofrida garantiu o terceiro lugar. Bernardo Llaver, da Toyota Team Argentina, foi o quarto, seguido por Rafael Suzuki, o melhor brasileiro desta prova.
Juan Ángel Rosso, que largou em 10º, finalizou a corrida com a sexta posição, chegando à frente de Fabian Yannantuoni. Raphael Reis foi o oitavo com seu CUPRA TCR, enquanto Pedro Cardoso ficou com o nono.
Fechando o top-10, Fábio Casagrande, colocou seu Honda Civic Type R em 10° lugar. O resultado de Casagrande também é bastante celebrado pela Squadra Martino, afinal o brasileiro faz parte da equipe argentina, o que significa que mesma garantiu a vitória tanto na categoria TCR, quanto na TCR Trophy.
O TCR South America realizará a terceira etapa do campeonato deste ano em Termas de Río Hondo, na Argentina. A rodada, que será no formato Endurance, está marcada para o dia 30 de abril.
Confira como foi a corrida
O pole position Manuel Sapag manteve a liderança, assim como Pezzini em segundo e Suzuki em terceiro. Pezzini tem como foco a posição de Sapag, enquanto Casella, em quarto, busca o terceiro de lugar que Suzuki ocupa. Na curva 3, Casella conseguiu a manobra em cima do estreante brasileiro.
Safety Car é acionado por conta do carro número 24 de Frederick Balbi, que escapou da pista e invadiu a área de proteção. De acordo com a PMO Motorsport, Balbi teve um problema nos freios. Um cenário longe do ideal para o líder Sapag, que vê sua vantagem de 0s7 diminuir em relação ao resto do pelotão. Situação positiva para Casella, que, na busca de mais um pódio, tem na mira o segundo lugar de Pezzini.
Com 19 minutos para o fim da prova, o SC sai da pista. Mais uma vez, Sapag mantém a liderança, Casella, por sua vez, faz a ultrapassagem e garante o segundo lugar. Mais atrás no grid, uma batalha entre Bernardo Llaver e Montenegro parecia emergir, mas Montenegro logo ultrapassou Llaver e, em seguida, Yannantuoni, de modo que o piloto de 18 anos coloca-se na quinta posição.
E os carros da Squadra Martino estão muito bem casados com Rosário, Sapag vê Casella em seu retrovisor, enquanto Montenegro enquadrou Suzuki, herdando o quarto lugar. Briga de gerações é estabelecida: Pezzini, o campeão de 2022, enfrenta o estreante Nacho, atual líder da temporada com 80 anos.
Sapag sucumbe ao jogo psicológico de Casella, que assume a liderança da prova. Quase que ao mesmo tempo, Nacho Montenegro ultrapassa Pezzini. A Squadra Martino vê no horizonte mais uma dobradinha de seus pilotos. E pode acontecer. Por fora, o jovem de 18 anos assume o segundo lugar, tornando o 1-2 da equipe argentina uma possibilidade.
Menos de 10 minutos para o fim da prova, Suzuki é o brasileiro melhor colocado, já que ocupa o quinto lugar, e tentava roubar a posição de Pezzini. Aconteceu um toque de rodas entre eles, mas não há a confirmação de um furo de pneu, mas a verdade é: Pezzini teve algum problema e cai para o 15º lugar.
Se não bastasse o caos que estabeleceu na corrida 1, Bernardo Llaver volta a protagonizar batalhas, desta vez, com Sapag. Llaver busca o terceiro lugar e, assim, o seu segundo pódio do fim de semana. Sapag luta contra, frita pneu, faz o que pode.
Lá na frente, Montenegro e Casella duelam, enquanto a Squadra Martino trabalha no rádio para não deixar seus pilotos estragarem o 1-2. Montenegro assume a liderança e faz um traçado um tanto diferente para abrir uma certa vantagem, bem como evitar qualquer toque brusco que retire os dois pilotos da prova.
Tempo zerado, última volta. Montenegro já abre uma vantagem de 0s9 em relação a Casella. É dele: Nacho Montenegro vence a corrida 2 do TCR South America em Rosário. Casella é o segundo e, quase como um sobrevivente, Sapag garante o terceiro lugar. Fabio Casagrande vence na Copa Trophy.
