Para realizar sua primeira corrida Endurance da temporada de 2023, o TCR South America desembarca neste fim de semana no Autódromo Internacional de Termas de Rio Hondo, em Santiago del Estero, na Argentina. Assim, diferentemente das duas últimas etapas, as quais contaram com duas corridas rápidas, a terceira etapa do calendário terá apenas uma corrida de 60 minutos. A longa duração, portanto, demanda que algumas mudanças sejam feitas, como número de pilotos no grid, modelo de classificação, regras de corrida, etc. Aqui você confere um guia rápido sobre a corrida Endurance do TCR South America.
Prova de duplas
De modo oposto ao formato Sprint, o Endurance do TCR South America com dois pilotos guiando cada um dos 22 carros, de modo que a dupla é formada pelo piloto titular, ou seja, quem disputa a temporada completa da categoria, e por um piloto convidado.
Dentre as duplas de destaque desta rodada, podemos citar o primeiro vice-campeão do TCR South America e atual piloto Stock Car, Rodrigo Baptista, que corre com seu tio Adalberto, além do argentino Ernesto “Tito” Bessone ao lado de Guilherme Reischl, bem como Felipe Lapenna e o estreante Galid Osman.
Uma dupla interessante de ficar de olho é a formada por Fabricio Pezzini e Fabian Yannantuoni. Pezzini deixou a PMO Motorsport depois da etapa de Rosário e retorna a Termas de Rio Hondo para correr ao lado do atual campeão da categoria.
Classificação é uma média
No modelo Sprint, temos uma classificação de 20 minutos, em que os 12 tempos mais rápidos são promovidos à classificação 2. Nesta aquele que fizer a melhor volta conquista a pole position da corrida 1. No Endurance, a lógica não é bem assim.
Por ter metade do grid formado por pilotos titulares e a outra metade por pilotos convidados, no Endurance, o TCR South America confere uma saída de pista para o piloto convidado e uma saída para o piloto titular. Marcadas as voltas em cada uma dessas saídas, faz-se uma média aritmética. Isto é, soma-se a volta mais rápida do convidado à melhor volta do piloto titular e divide por dois. Voilà! A dupla que obter o melhor resultado desta divisão terá seu bólido largando na pole position.
E a corrida, como funciona?
Como o próprio nome indica, o Endurance implica em uma corrida de longa duração. No caso do TCR South America, quando a categoria promove este tipo de formato, sua corrida tem duração de 60 minutos. Nesta uma hora de prova, é obrigatório cada carro fazer uma parada, sendo necessária a troca do piloto.
De acordo com o regulamente, não é obrigatória a troca de pneus durante a corrida, bem como não se faz necessário o reabastecimento, uma vez que os carros largam com combustível suficiente para correr os 60 minutos.
Pontuação
Por fim, a pontuação. Esta segue os moldes da corrida 1 do formato Sprint, de modo que o piloto titular da dupla vencedora recebe 40 pontos, o titular do segundo lugar recebe 35 pontos, o terceiro 30 pontos, o quarto 27 pontos, o quinto 24 pontos e assim por diante até o 15º piloto titular.
Onde assistir?
O TCR South America realiza neste sábado (29) a classificação às 15h no horário de Brasília, com transmissão ao vivo no TCR TV, um login rápido é o suficiente para a visualização. Já a corrida Endurance terá a largada às 11h deste domingo (30) e será transmitida ao vivo Star+ e ESPN.
