O início do TCR WORLD TOUR em Portimão (Portugal), juntamente com o TCR Europeu, fez com que o TCR WORLD RANKING tenha novamente o último campeão do WTCR, o espanhol Mikel Azcona, como número um. Além da estreia da categoria mundial junto com a europeia, no último fim de semana também houve competições do TCR South America Banco BRB, TCR Eastern Europe e TCR Chinese Taipei, resultando em um ranking com muitas modificações.
O líder geral passou por Portugal com um segundo e um quarto lugar nas duas corridas do fim de semana. Seu perseguidor imediato é o argentino Franco Girolami, que em 6 e 7 de maio terá uma corrida em Misano pelo TCR Itália. O top 5 é completado pelo belga Frédéric Vervisch, o italiano Salvatore Tavano e o dinamarquês Kasper H. Jensen.
Com relação aos pilotos da região, o primeiro que aparece, sem mencionar F. Girolami, é o uruguaio Santiago Urrutia, que ocupa a oitava posição depois de vencer a segunda corrida de Portimão no TCR WORLD TOUR. Na 11ª colocação está o último campeão do TCR South America Banco BRB, Fabricio Pezzini, após sua passagem por Termas de Rio Hondo com a equipe Paladini Racing.
O próximo no ranking é outro que esteve na estreia do TCR World Tour, o argentino Néstor Girolami aparece na 24ª posição. Um lugar atrás está o brasileiro Raphael Reis e na 30ª está Juan Ángel Rosso. Na 36ª está José Manuel Sapag, o argentino experiente no conceito TCR, com corridas em várias partes do mundo.
Mais uma vez, a etapa do TCR South America Banco BRB teve três das cinco maiores ascensões da semana. Tanto Facundo Marques quanto Damián Fineschi, companheiros em um Peugeot 308 da equipe PMO Racing, subiram cerca de 267 posições. Ambos estão na posição 372ª. Por sua vez, Gastón Iansa chegou à 401ª posição depois de subir cerca de 238 lugares.
Na próxima semana, haverá competições de TCR na Estônia, Bélgica, Itália, França, Reino Unido, Portugal e Estados Unidos.
