TCR South America: Leonel Pernía vislumbra futuro no Brasil em 2026

A partir de 2025, o detentor do título do TCR South America receberá o equivalente a R$ 2,5 milhões em incentivos e insumos para disputar a Stock Car Pro Series no ano seguinte, além de uma bolsa mensal de R$ 50 mil. E quem desponta como principal candidato à taça e, consequentemente, ao superprêmio, é o argentino Leonel Pernía, líder do TCR South America às vésperas da oitava e antepenúltima etapa do campeonato, que será disputada neste fim de semana (4 e 5 de outubro) no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior paulista.

Vindo de uma família de futebolistas e pilotos, Leo Pernía é filho de Vicente Pernía, zagueiro ídolo do Boca Juniors e bicampeão da Libertadores da América, e irmão mais velho de Mariano Pernía, lateral esquerdo que fez carreira em clubes como Atlético de Madrid e Getafe e jogou a Copa do Mundo de 2006 pela Espanha. De todos os familiares, contudo, é Leonel quem tem o cartel mais laureado no automobilismo.

Leo Pernía passou a se dedicar integralmente ao automobilismo no ano 2000, quando deixou oficialmente o futebol e passou a se dedicar à segunda paixão da família. Em uma trajetória longeva no cenário nacional, o piloto conquistou inúmeros títulos: bicampeão da Turismo Nacional Argentina (Classe 3) em 2018 e 2023, campeão do Súper TC2000 em 2019 e tricampeão do TC2000, nas três últimas temporadas.

O ano passado representou também a estreia de Pernía no TCR South America mas é em 2025 que o piloto faz o campeonato de forma integral. Líder desde a primeira etapa, em Rosário, o piloto conquistou até agora cinco vitórias, oito pódios, duas poles e levantou em quatro oportunidades o Troféu Driver of the Weekend concedido ao maior pontuador de uma etapa.

TCR South America: Leonel Pernía vislumbra futuro no Brasil em 2026
Foto: Hernan Capa/TCR South America

Encantamento — Foi em Curvelo (MG), palco da sétima etapa do campeonato, que Leo Penría teve a primeira oportunidade de conhecer de perto os carros da novíssima geração SUV da Stock Car. O argentino se mostrou encantado com o que viu e ficou ainda mais empolgado com a chance de disputar a categoria brasileira a partir do ano que vem caso conquiste o título e a premiação no TCR South America.

“A Stock Car é uma categoria incrível! É a primeira prateleira do automobilismo sul-americano e também um ambiente muito parecido com o que é a Fórmula 1. Estarmos aqui para compartilhar do fim de semana é algo que acrescenta muito para o TCR South America”, afirmou Leo depois da conclusão da etapa no Circuito dos Cristais. “E como piloto, posso te dizer que curti muito e aproveitei bastante o fim de semana para ver a Stock Car, sobretudo com a possibilidade de estar na categoria se conquistar o título no TCR”, disse.

Pernía procurou saber o máximo sobre a Stock Car e teve o luxo de ter como ‘consultor’ um pentacampeão e velho amigo dos tempos de automobilismo argentino. “Conversei com vários pilotos, como o Cacá Bueno. Ele mostrou o carro, acompanhei um treino junto à equipe dele [Scuderia Chiarelli]… É uma categoria muito profissional e muito difícil, competitiva, de modo que seria um lindo desafio para mim”.

Leo se mostrou particularmente empolgado com a tecnologia dos novíssimos Stock Cars. “Os carros são impressionantes, tanto por dentro como por fora. São agressivos, muito bonitos e rápidos, também. Muita tecnologia. É uma categoria de primeiro nível, e ficarei feliz se tiver a possibilidade de estar no grid no ano que vem”, concluiu o argentino nascido em Tandil, na província de Buenos Aires.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.