A primeira prova deste domingo (13) do TCR South America em Mercedes, no Uruguai, teve vitória do líder do campeonato, Leonel Pernía. O argentino da Honda YFP Racing fez uma ótima largada e conseguiu liderar sem problemas até o fim. A largada teve Pernía disparando na frente de Nelsinho Piquet. Mas logo no início, o carro de Mariano Pernía ficou parado no grid, entretanto, não foi necessária a entrada de safety car. O argentino aproveitou para administrar vantagem, enquanto as quatro primeiras posições se mantiveram com Piquet, Pezzini e Reis.
Yannantuoni veio escalando o grid depois de largar das últimas posição. Com 20 minutos ainda no relógio, ele já era nono colocado. Enquanto isso, Piquet tentava se aproximar, mas o líder da temporada se manteve firme. A prova seguiu tranquila pelos minutos seguintes, sem movimentações significantes, já que os pilotos evitaram colisões para não prejudicar a segunda prova do dia.

Com pouco mais de 11 minutos para o fim do grid, o safety car foi acionado para que alguns pneus utilizados como marcação fossem ajeitados na pista. Nesse momento, Yannantuoni foi para os boxes com problemas, assim como Luis Ramirez. A relargada não demorou, e Pernía manteve a posição, voltando a administrar sua vantagem até a bandeirada.
Nelsinho ficou com o segundo lugar, enquanto Pezzini fechou o pódio. A quarta posição ficou nas mãos de Raphael Reis, acompanhado por Juan Ángel Rosso e Pedro Cardoso. Tiago Pernía cruzou a linha de chegada em sétimo, enquanto Genaro Rasetto ficou com a oitava posição. O uruguaio Joaquin Cafaro foi o nono colocado, enquanto Enzo Gianfratti garantiu a décima posição.
A Corrida 2 do TCR South America em Mercedes está programada para 12h20, com transmissão nas redes oficiais da categoria.
