Depois de liderarem o shakedown e terem ficado entre os mais rápidos nos treinos livres, o brasileiro Pedro Aizza e o espanhol Mikel Azcona estavam animados para o classificatório deste sábado (27) em Termas de Río Hondo, na Argentina, que recebe a sexta etapa da temporada 2022 do TCR South America.
Segunda prova endurance do ano, Aizza está dividindo seu Hyundai Elantra, da Scuderia Chiarelli, com o atual líder do mundial e bicampeão do TCR Europeu e apontou o aprendizado até aqui como o ponto alto da etapa.
No classificatório, a dupla enfrentou algumas dificuldades e vai partir da nona colocação entre os 20 carros no grid. O Objetivo agora é buscar a recuperação na corrida, que terá sua largada às 11h10 deste domingo (28), com transmissão ao vivo pela ESPN 4.
“Não foi o classificatório que a gente esperava. Saímos, fizemos uma volta rápida, esquentou e paramos para trocar os pneus. Quando voltei para a pista, infelizmente, peguei um pouco de tráfego e isso me atrapalhou. O carro também começou a apresentar uma falha de combustível e não conseguimos melhorar”, explicou Aizza.
“Mas está sendo uma etapa incrível, com grandes nomes, pilotos muito experientes e estou aprendendo demais. Por mais que no quali, não tenha sido o resultado esperado, temos mostrado um grande desenvolvimento. Agora vamos ver todos os dados, analisar onde podemos melhorar e ir pra cima amanhã”, completou o brasileiro, que com 17 anos é o piloto mais jovem do grid.
Azcona também lamentou o resultado no classificatório, mas acredita na performance do carro durante a corrida. “Não era o resultado que queríamos. Preparamos o carro da melhor maneira possível, mas é um circuito de pura aceleração e estávamos perdendo tempo nas retas, em relação aos demais. Mas vamos lutar amanhã na corrida”, completou o espanhol de 26 anos, que corre pela primeira vez na América do Sul.
Na temporada 2022, Aizza já foi ao pódio nas etapas de Interlagos, Rivera e El Pinar e ocupa a quinta colocação no campeonato.
