TCR South America: Brasileiros buscam protagonismo em El Pinar

O TCR South America entra na segunda metade da temporada 2025 com a disputa da sexta etapa neste fim de semana (26 e 27 de julho), no tradicional Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, a pouco mais de 30 quilômetros de Montevidéu. Será a última etapa antes da sequência brasileira do calendário, que começa em agosto, em Curvelo (MG). E os pilotos do Brasil chegam ao Uruguai embalados por bons resultados e expectativas de crescimento no campeonato.

Entre os destaques está Nelson Piquet Jr., que vem de duas poles consecutivas — em Termas de Río Hondo e Mercedes — e cinco pódios no total. Terceiro colocado na classificação geral, com 243 pontos, o piloto da Squadra Martino acredita que o momento agora é favorável. “Vou estar mais acostumado ao carro, às pistas, ao procedimento de largada. Isso vai ajudar a recuperar os pontos que não marcamos lá na Argentina”, comentou. No último fim de semana, Nelsinho venceu uma etapa da Stock Car no Velocitta, o que aumenta ainda mais sua confiança.

TCR South America: Brasileiros buscam protagonismo em El Pinar
Foto: Hernán Capa/TCR South America

O atual campeão Pedro Cardoso também retorna a El Pinar com boas lembranças. Foi lá, em 2024, que ele venceu as duas corridas da etapa — uma delas valendo também pelo TCR World Tour — e iniciou sua arrancada rumo ao título sul-americano. Agora, quer repetir o desempenho para se aproximar do líder Leonel Pernía, que soma 354 pontos. Cardoso aparece em segundo, com 262. “A expectativa é muito alta. Ano passado marquei 100% dos pontos. O grande objetivo é pontuar bem para reduzir a vantagem para o líder”, disse o piloto da PMO Racing.

Outro nome forte do Brasil no fim de semana é Raphael Reis, da W2 ProGP. Presente em todas as 75 provas da história do campeonato, o brasiliense chega como o terceiro maior pontuador da última etapa e ocupa a quinta posição na tabela. Ele terá um novo companheiro de equipe em El Pinar: o uruguaio Juan Manuel Casella assume o carro de Fabricio Pezzini para esta etapa.

Na disputa paralela da Copa Trophy, Maria Nienkötter e Enzo Gianfratti também representam o Brasil com chances reais de brigar pelo título. Ambos vêm de vitórias na etapa de Mercedes e agora encaram El Pinar pela primeira vez. Maria, com 18 anos, corre com um Toyota Corolla da Cobra Racing e soma 79 pontos, apenas um à frente de Gianfratti. Já o argentino Adrián Chiriano lidera a classe com 111.

Gianfratti, que estreou no campeonato na segunda etapa, em Oberá, tem quatro vitórias na Copa Trophy e segue em ritmo intenso, vindo direto da Stock Light. Correndo pela Porthack Racing, o paulista de 22 anos busca mais uma boa atuação para encurtar a distância para o líder.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.