TCR South America Banco BRB segue rumo ao Uruguai após “giro argentino”

A temporada 2025 do TCR South America Banco BRB completou em junho o “giro argentino” do calendário, com quatro etapas disputadas a partir de março, percorrendo os autódromos de Rosário, Oberá, San Juan Villicum e Termas de Río Hondo. Competitividade, emoção e grandes disputas não faltaram no certame internacional promovido pela Vicar, e os números ajudam a contar a história de um cenário que segue completamente aberto e com perspectiva de definição somente na linha de chegada da última rodada do ano, marcada para Interlagos, em 14 de dezembro.

O líder do campeonato é o experiente argentino Leonel Pernía, da Honda YPF Racing. Com 283 pontos, Leo é o grande nome da temporada até aqui com três vitórias, seis pódios, duas poles e ainda foi o Driver of the Weekend by Ademicon como o maior pontuador nas três primeiras etapas do ano.
Na defesa pelo título do TCR South America Banco BRB, o atual campeão Pedro Cardoso vem se notabilizando novamente pela regularidade. O piloto da PMO Racing venceu em Termas de Río Hondo, quebrando assim a série invicta dos argentinos, e deu ao Brasil o primeiro triunfo na categoria em 2025. Com outros quatro pódios na conta, o brasiliense de 26 anos chegou aos 239 pontos.

A terceira colocação é de outro brasileiro. Em alta no campeonato, Nelsinho Piquet Jr. vem deixando sua marca no certame continental com a Squadra Martino. Na sua temporada de estreia, Nelsinho vem de sua melhor performance no ano, também em Termas, onde garantiu a pole position e foi o Driver of the Weekend by Ademicon. Piquet Jr. fechou o giro argentino do campeonato em terceiro, com 189 tentos.

Chances para todos — Se os números conquistados por Pernía impressionam, o campeonato já apresentou, em vários momentos, a faceta da imprevisibilidade. Cinco pilotos diferentes já venceram na temporada. Além de Leo, subiram ao topo do pódio Fabricio Pezzini, com dois triunfos; Pedro Cardoso, Fabián Yannantuoni e Juan Ángel Rosso, com uma vitória para cada.

O pódio foi bastante disputado e teve sete nomes distintos escalando os degraus mais almejados do conceito TCR no continente. Leo Pernía (seis vezes), Pedro Cardoso (cinco), Fabián Yannantuoni e Nelsinho Piquet (quatro), Fabricio Pezzini e Juan Ángel Rosso (em duas oportunidades) e o brasileiro Raphael Reis (em uma ocasião) levantaram troféus na temporada.

Na disputa por equipes, a argentina Honda YPF Racing lidera no quesito com três vitórias, todas com Pernía. A brasileira W2 ProGP, com sede no Rio de Janeiro e comandada por Duda Pamplona e Serafin Jr., também se destaca e já coleciona dois triunfos, ambos conquistados por Pezzini. Com base na Argentina, a Paladini Racing soma duas vitórias, com Rosso e Yannantuoni, enquanto a PMO Racing colocou Cardoso no lugar mais alto do pódio na corrida 1 da quarta etapa do campeonato.

Emoção até o fim — Uma das marcas mais emblemáticas do TCR South America Banco BRB na temporada tem sido as grandes disputas. Seja na luta pela vitória ou mesmo no pelotão intermediário, emoção é o que não falta na versão sul-americana do conceito que tornou-se um case de sucesso no automobilismo mundial.

TCR South America Banco BRB segue rumo ao Uruguai após "giro argentino"

Na etapa de Oberá, realizada no mês de abril na província de Misiones, o destaque ficou por conta de uma última volta incrível, no qual nada menos que sete carros cruzaram a linha de chegada praticamente lado a lado, em batalha que já entrou para a história da categoria.

E no desfecho da etapa de Termas de Río Hondo, a batalha pela vitória ganhou contornos dramáticos e só foi definida nos metros finais. Fabricio Pezzini liderava a prova, mas teve de lidar com problemas no capô do seu Cupra Leon VZ. O campeão de 2022 lutou muito, mas ficou ‘às cegas’ depois que a peça se levantou à sua frente e não conseguiu segurar o primeiro lugar, que ficou nas mãos do experiente Yannantuoni.

Fase uruguaia — Em julho, a categoria cruza a fronteira rumo ao Uruguai para duas etapas no intervalo de 14 dias. A próxima parada está marcada para o circuito de Mercedes, neste fim de semana, entre 12 e 13 de julho, marcando assim o encerramento da primeira metade da temporada. Entre 27 e 28 do sétimo mês, o TCR South America Banco BRB viaja para acelerar no Autódromo de El Pinar, distante cerca de 30 km da capital, Montevidéu.

A partir de agosto, o campeonato continental promovido pela Vicar vai ao Brasil para abrir a fase final do campeonato começando com a estreia nas ruas de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, entre 16 e 17 de agosto, em evento conjunto com a BRB Stock Car Pro Series, marcando também a etapa de abertura do terceiro campeonato da história do TCR Brasil Banco BRB.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.