A primeira corrida da grande final do TCR South America neste sábado (13), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, já definiu dois dos três campeonatos em aberto. Com a vitória de Pedro Cardoso, que teve problemas na computação de suas voltas na classificação, a prova, que foi intensa do início ao fim, finalizou com Nelson Piquet Jr. sendo campeão do TCR Brasil. Além disso, Enzo Gianfratti foi coroado campeão da Copa Trophy TCR Brasil.
Com a pista em 28°C, a largada foi liberada com Nelson Piquet Jr. largando na pole position após Leonel Pernía trocar componentes do motor e partir no fundo do grid.
Tiago Pernía assumiu a ponta logo na largada, com Enzo Giangratti logo atrás. Leo Reis se colocou em terceiro, com Piquet ficando entre quarto e quinto.
A prova seguiu agitada, com Genaro Rasetto rodando na saída da reta principal e danificando seu carro no muro. A entrada do safety car foi necessária para a retirada do carro.
Durante o procedimento de bandeira amarela, o carro de Guuilherme Reischl parou na entrada da reta oposta e também precisou ser resgatado.
A relargada aconteceu com 16 minutos ainda no relógio e Tiago Pernía mantendo a ponta. Pedro Cardoso foi para cima de Nelsinho e conseguiu a quarta posição. Leonel Pernía também conseguiu chegar no pelotão e começou a disputar com os até então protagonistas da corrida.
Pouco depois, o carro de Leo Reis perdeu rendimento, enquanto Piquet assumiu a terceira posição. Nesse momento, o motor de Mariano Pernía estourou o motor e ele teve que encostar o carro. O Safety foi acionado novamente.

A segunda relargada deixou o grid do mesmo jeito. Mas as disputas acirradas vieram logo depois, com Piquet, Leonel e Cardoso. Os dois últimos protagonizaram uma batalha mais intensa, com direito a toques, mas Cardoso conseguiu a vantagem, assumindo o terceiro lugar.
Nos últimos cinco minutos, Cardoso tentou a ultrapassagem sobre Gianfratti pela vice-liderança da prova, mas o piloto da Trophy se defendeu bem. Em seguida, o pneu do carro de Tiago Pernía furou e o piloto teve que abandonar.
Com isso Gianfratti assumiu a ponta. Ele sustentou por algumas voltas, mas acabou sendo ultrapassado por Cardoso nos minutos finais.
Cardoso garantiu a vitória, enquanto Gianfratti confirmou o segundo lugar geral e a vitória na Trophy. Leonel Pernía, campeão do TCR South America, ficou em terceiro, com Nelsinho logo atrás. A quinta posição ficou nas mãos de Juan Ángel Rosso. Já Fabian Yannantuoni fechou a prova em sexto, seguido por Raphael Reis e Adrian Chiriano, que lidera a disputa da Copa Trophy dentro do TCR South America. Maria Nienkotter e Bruno Massa fecharam o top-10.
A Corrida 2, que encerra a temporada 2025, está marcada para 14h10 amanhã.
Resultados completos em breve…
