TCR: Marques comemora segundo lugar e elogia “uma incrível pilotagem do Damian”

Confortável foi o um bom adjetivo para descrever somente a corrida de Raphael Reis e Jorge Barrio, os vencedores da primeira prova Endurance da temporada de 2023 do TCR South America. O Peugeot 308 #88 dividido por Facundo Marques e Damian Fineschi teve de lidar com a pressão de Gastón Iansa e Bernardo Llaver, pilotos do Toyota Corolla #17, praticamente do início à bandeirada. No final, a dupla da PMO Racing levou o segundo lugar, enquanto a dupla da Toyota Team Argentina ficou em terceiro.

Tanto Marques, quanto Fineschi davam indícios do potencial do Peugeot 308 #88 desde o início das atividades de pista. Fineschi foi o mais rápido da primeira sessão de shakedown, ao passo que Marques foi o segundo mais rápido da segunda sessão. Nos treinos livres, a dupla foi a segunda melhor no treino livre 1 e liderou o treino 2. Por fim, na classificação, o duo argentino ficaram a apenas 0s132 da pole position, garantindo o segundo lugar no grid de largada da corrida Endurance.

Para começar a prova, “Facu” assumiu primeiro o volante do Peugeot 308 #88. Apesar de, claro, seu foco inicial ser a fisgar a liderança de Barrio, Marques teve de se preocupar mais com as ameaças do Toyota de Iansa. Depois, uma vez feito o pitstop, foi a hora de Fineschi lidar com Bernardo Llaver. O piloto-engenheiro argentino conseguiu se firmar na segunda posição, cruzando a linha de chegada nesta posição.

“Sabíamos que não ia ser fácil vencer a dupla, por algumas questões técnicas que não valem a discussão. Está dentro do regulamento, mas parabéns para eles que foram rápidos ao longo do fim de semana inteiro. Peguei o carro com 9s de desvantagem e consegui tirar para 6s, mas no meio do meu stint comecei a sentir algumas vibrações. Não tinha por que arriscar perder a segunda posição”, confessou Fineschi poucos minutos antes da celebração do pódio.

Consciente da dominância do CUPRA TCR nesta etapa, Marques ficou contente com o resultado e rasgou elogios a Fineschi.

“Uma corrida incrível, foi complicada demais, na curva 2 o Toyota me passou por fora, depois foi entrar no ritmo e esperar o momento certo para atacar, nosso carro era mais completo que o deles. A disputa ajudou o vencedor a escapar. Fizemos um ótimo trabalho, uma boa troca de pilotos e uma incrível pilotagem do Damian”, concluiu Facu.

O TCR South America volta a acelerar no dia 11 de junho, desta vez no Brasil. O Autódromo de Interlagos receberá a quarta etapa do campeonato, a qual será realizada novamente no formato Endurance.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.