TCR: Com dupla dobradinha de Nacho e Casella, Squadra Martino vive etapa dos sonhos

Nacho Montenegro e Juan Manuel Casella realizaram um sonho que os membros da Squadra Martino talvez não sonhavam em realizar ao desembarcar no circuito de Rosário, na Argentina. O argentino de 18 anos, atual líder do campeonato,  e o uruguaio conquistaram não uma, mas duas dobradinhas na segunda etapa de 2023 do TCR South America, que aconteceu neste domingo (16).

As preparações para o que vinha ser um fim de semana vitorioso para a Squadra Martino começaram na sexta-feira (14), quando ocorreu o shakedown. Montenegro teve um bom começo, ao ser o primeiro colocado, enquanto a primeira atividade representou para Casellas uma oportunidade para entender melhor a pista e produzir um acerto no Honda Civic Type R compatível com as demandas. Assim, ambos tanto o carro número 23, quando o número 60 passaram a manhã do último sábado (15) entre os dez primeiros dos treinos livres.

A classificação foi o momento em que Montenegro e Casellas deveriam mostrar o potencial de seus bólidos e acertar voltas rápidas. Pode-se afirmar que a missão foi cumprida, já que os dois pilotos formaram a segunda linha da largada da primeira prova.

Na corrida 1, Nacho Montenegro capitalizou os erros de Juan Ángel Rosso e Bernardo Llaves, assumindo a liderança logo nas primeiras voltas. Em uma abordagem semelhante ao do companheiro de equipe argentino, Juan Manuel Casella fazia uma corrida discreta, mas impositiva, desviando das caóticas batalhas à sua frente e garantindo seu espaço. No final, o uruguaio ficou com o segundo lugar.

Depois da primeira prova, Casella, muito contente, comentou sobre o que viria ser a primeira dobradinha do fim de semana para a Squadra Martino.

“Estou muito feliz com a corrida. Foi muito divertida, muito boa. No começo foi um pouco complicada. Comecei em sexto, mas consegui avançar aos poucos. Tinha um carro impressionante, um ritmo tremendo e soube aproveitar ao máximo e bom, deu resultado. Na frente, eles estavam acelerando muito, deviam ter gastado muito os carros. Estava tranquilo, fazendo minha corrida e analisando as voltas que faltavam. Quando comecei a acelerar, começamos a ganhar posições. Estou muito feliz. Foi muito importante para o campeonato, espero que consigamos seguir assim”, disse Juan Manuel.

A corrida 2 assume um formato a partir de inversões do grid, ou seja, inverte-se os dez melhores pilotos da classificação. Por terem se classificado em terceiro e quarto, Montenegro e Casella, respectivamente, largariam na segunda prova nas oitava e sétima posições. Desta forma, a probabilidade, assim como as expectativas não eram tão altas para mais um pódio da Squadra Martino, quiçá mais uma dobradinha. Porém, como diria Charlie Brown Jr., “o impossível é só questão de opinião”.

Montenegro e Casella costuraram o pelotão, driblaram os adversários e bailaram entre eles, com direito à ultrapassagem quase que simultânea. Como em um nado sincronizado, Casella ultrapassou Manuel Sapag e assumiu a liderança da corrida, enquanto Nacho ultrapassava Pezzini e, em seguida, Sapag, assumindo o segundo lugar.

A Squadra Martino viu no horizonte mais uma dobradinha de seus pilotos. Contudo, o estreante Nacho Montenegro não achou isso o suficiente. O argentino de 18 anos aproximou-se de seu companheiro de equipe e, com o que pareceu cautela misturada com assertividade, ultrapassou e assumiu a liderança.

TCR: Com dupla dobradinha de Nacho e Casella, Squadra Martino vive etapa dos sonhos
Montenegro (23) e Casella 60) lado a lado na corrida 2 (Créditos:Hernán Capa)

“Estou muito feliz porque tudo funcionou muito bem desde o sábado. A largada foi um pouco confusa, mas consegui aproveitar bem o ritmo do carro que era fantástico. Abri uma boa diferença, e o campeonato começou muito bem para mim, com três vitórias em quatro provas”, avaliou Montenegro, que lidera o campeonato com 155 pontos.

Assim, uma vez não bastou. A Squadra Martino subiu duas vezes ao pódio neste domingo (16) e não deixou dúvidas sobre o quanto seus Honda Civic Type R combinaram com a pista de Rosário e suas tecnicidades.

O TCR South America volta a acelerar no dia 30 de abril, quando a categoria promoverá a terceira etapa do campeonato, em Termas de Río Hondo, na Argentina.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.