O automobilismo sul-americano viveu um momento histórico no último fim de semana, durante a quinta etapa da temporada 2025 do Kumho FIA TCR World Tour. No circuito de Tailem Bend, na Austrália, pela primeira vez três pilotos argentinos ocuparam as três primeiras posições do pódio em uma prova do Mundial da categoria.
Néstor Girolami foi o grande vencedor da segunda corrida da rodada, ao volante do Hyundai Elantra N. Ao seu lado, completaram o pódio os compatriotas Esteban Guerrieri e Ignacio “Nacho” Montenegro, ambos pilotando o Honda Civic Type R FL5. Montenegro é o atual campeão do TCR South America Banco BRB, título conquistado em 2023.
Após a vitória, Girolami destacou a importância de uma boa largada para o resultado.
“Tudo se resumiu à largada. Tive de assumir riscos. Esteban [Guerrieri] me respeitou muito, e isso abriu a corrida para mim. Usei as primeiras cinco ou seis voltas para abrir vantagem, e depois só consegui administrar a gestão dos pneus. Foi muito exigente. O carro se comportou de forma fantástica neste fim de semana. Lutamos muito no começo do ano. O México foi terrível; Vila Real, idem. Ainda estamos bem atrás no campeonato, mas o objetivo agora é encarar corrida por corrida. A Coreia será muito importante para nós”, afirmou.
A conquista dos argentinos reforça o crescimento e a consolidação do conceito TCR na América do Sul. Girolami e Guerrieri, veteranos do automobilismo de turismo, seguem levando a bandeira argentina ao mais alto nível da modalidade.

Esteban Guerrieri, que ocupa a vice-liderança do campeonato, celebrou o bom desempenho na etapa australiana.
“Foi muito bom. Um ótimo fim de semana na Austrália. Do ponto de vista da equipe, um duplo pódio é muito importante, estamos muito felizes. Para nós, o objetivo é seguir somando pontos e, quem sabe, chegar a Macau com chances de título”, comentou.
A presença de Ignacio Montenegro no pódio também chamou atenção. Com apenas 20 anos, o jovem argentino vem se destacando no cenário internacional. Campeão do TCR South America em 2023 e do TCR Espanha em sua estreia na Europa, “Nacho” chegou ao grid do Mundial nesta temporada e, em Tailem Bend, alcançou seu segundo pódio no campeonato — repetindo o terceiro lugar obtido em Vila Real, Portugal.
Após a corrida, Montenegro ressaltou a evolução de sua mentalidade competitiva.
“Estou muito feliz! Foi um resultado fantástico para mim e para a equipe. A largada foi difícil, mas depois a corrida foi boa. Voltar ao pódio significa muito. Tenho trabalhado muito na minha mentalidade durante o verão, em como realmente me concentrar na competição. E parece que está dando resultado”, disse.
Na classificação geral do campeonato, Esteban Guerrieri soma 260 pontos e aparece na segunda colocação, atrás apenas do francês Yann Ehrlacher, que foi terceiro colocado na primeira corrida da etapa australiana. Girolami ocupa o sexto lugar, com 183 pontos, logo à frente de Montenegro, que tem 182.
Outro destaque sul-americano na temporada é o uruguaio Santiago Urrutia. Representando a Cyan Racing com o Lynk & Co 03, Urrutia está em quarto na tabela, com 225 pontos, e se aproxima da marca de 100 largadas no FIA TCR World Tour.
A próxima etapa do campeonato será realizada entre os dias 18 e 19 de outubro, no circuito de Inje Speedium, na Coreia do Sul, entrando na reta decisiva da temporada 2025.
