Raphael Reis repete feito do ano passado e abre temporada de 2023 do TCR South America com pole position

Neste sábado (25) o TCR South America abriu oficialmente sua temporada de 2023 e viu Raphael Reis repetir feito de 2022, ao cravar a primeira pole position do ano. O piloto do CUPRA TCR número 77, preparado pela W2 PRO GP, foi o mais rápido da sessão ao marcar uma volta de 1min33s400 pelo Autódromo Oscar Cabelen, em Córdoba, na Argentina.

Ignácio Montenegro, que liderou o treino livre 1, ficou a 0s636  do pole e completará a primeira fila do grid de largada da corrida 1. Galid Osman, que passou boa parte do classificatório em segundo, teve o terceiro tempo mais rápido, enquanto Bernardo Llaver foi quarto colocado e, portanto, largará ao lado de Osman.

Abrindo a terceira fila, na quinta posição, temos o argentino Fabian Yannantuoni, que acelera o Toyota Corolla GRS TCR número 5 da Paladini Racing. Yannantuoni verá em sua visão periférica Fabricio Pezzini, da PMO Motorsport, como o sexto colocado na classificação.

O TCR South America realiza a sessão classificatória da seguinte forma: os 22 carros do grid vão à pista em um primeiro momento por 20 minutos. Depois, aqueles que tiverem cravado os 12 melhores tempos, disputam o Q2. Assim, nesta última fase temos a decisão do pole position.

Desta forma, o brasileiro Rafael Suzuki acelera o carro número 8 e conseguiu marcar a sétima melhor volta. Mais rápido dos testes coletivos, Juan Ángel Rosso ficou com o oitavo tempo e largará fechando a quarta fila.

Completando o top-12, a quinta fila será composta por Walter Hernandez, da preparadora PMO Motorsport, e Fabio Casagrande da Squadra Martino, respectivamente. No caso de Casagrande, por ser o único do TCR Trophy que passou para o Q2, o piloto fica com a pole position desta classe. O 11º tempo ficou com Frderick Balbi e o 12º com Juan Manuel Casella.

Mais cedo, na manhã deste sábado, o TCR South America deu o pontapé na primeira etapa do ano com treinos livres. Após a prática inicial ter ficado paralisada por quase meia hora devido a neblina, Ignácio Montenegro e o estreante Rafael Suzuki, que também acelera na Stock Car, marcaram os dois melhores tempos da primeira atividade de pista.

Raphael Reis liderou o treino livre 2, ao fazer uma volta de 1min33s841. O brasiliense virou somente cerca de quatro décimos mais lento que o tempo de Monteiro no TL1.

Neste domingo (26), serão realizadas as duas corridas da etapa de abertura. A prova 1 está marcada para às 9h e é transmitida pela ESPN 3, ao passo que a prova 2 será às 12h45 e é televisionada pela ESPN 4. O Star + também mostra as corridas de amanhã.

Confira como foi a classificação:

Rafael Suzuki foi o primeiro a acertar uma volta rápida, mas ainda na casa do 1min35. Logo em seguida, Bernardo Llaver roubou o topo da tabela, tendo Juan Ángel Rosso acertando voltas rápidas e oscilando entre a segunda e terceira posição da tabela. Aos 10 minutos de sessão, Raphael Reis encaixou uma volta de 1min34s543, o que o colocou como o mais rápido até então. Faltando 8 minutos para o fim da sessão, uma bandeira vermelha foi acionada, pois o carro de número 55 encontrava-se parado na reta principal, após ter girado ao fim da curva anterior à reta. Quando a bandeira verde voltou a imperar, os pilotos retornaram à pista para melhorar seus tempos e Raphael Reis foi o primeiro a virar na casa de 1min33. Dois minutos para o fim do Q1, Galid Osman, companheiro de equipe de Reis, ocupava o segundo lugar da tabela, ao passo que Batista e Montenegro batalhavam por lugares no top-12.

Passaram para o Q2: Reis, Osman, LLaver, Suzuki, Pezzini, Rosso, Yannantu, Casella, Montenegro, Hernandes, Casagrande e Balbi.

Reis foi o primeiro a marcar um tempo de volta no Q2, ao melhorar para 1min33s400. Galid Osman continuou a ser o segundo mais rápido, 0s873 mais lento que seu colega de equipe da CUPRA.Nos três minutos finais, Suzuki fez mais uma tentativa de se encaixar no top-3, mas não obteve sucesso. O piloto de 18 anos, Montenegro, conseguiu melhorar seu tempo, colocando-se na segunda posição. Fabio Casagrande foi o Pole position da TCR Trophy.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.