O desfecho da etapa de El Pinar, no Uruguai, válido pelo sexto fim de semana da temporada 2025 do TCR South America Banco BRB, representou o retorno de Raphael Reis ao topo do pódio depois de quase um ano. Um dos pilotos que mais pontuou no Autódromo Victor Borrat Fabini (52 tentos), o brasiliense da W2 ProGP escalou o pelotão no TCR World Ranking, avançou sete posições e voltou ao top-50 mundial do conceito, ocupando agora o 44º posto.
Campeão do TCR South America Banco BRB em 2025, o argentino Ignacio Montenegro é uma das novidades na lista dos dez primeiros do ranking mundial. Agora em ação no Kumho FIA TCR World Tour, ‘Nacho’ vem de seu primeiro pódio no campeonato, com o terceiro lugar na Corrida 2 em Vila Real, Portugal, e ocupa agora o décimo lugar no ranking. ‘Nacho’ também foi beneficiado pela perda de pontos do tcheco Adam Kout nesta semana.
Ainda entre os sul-americanos, destaque para o uruguaio Juan Manuel Casella. Atual vice-campeão do TCR South America Banco BRB, o piloto voltou à categoria correndo em casa no último fim de semana, em El Pinar, e com os pontos somados na etapa subiu dez posições, ocupando agora o 17º posto.

Quem também cresceu bastante no ranking mundial foi o tcheco Martin Kadlečík, que conquistou sua segunda vitória na temporada 2025 do TCR Eastern Europe (TCR Leste Europeu), no circuito de Most, e avançou 21 posições na relação para chegar ao 60º lugar. Da Letônia, Ivars Vallers foi outro que ‘pegou o elevador’ e subiu dez posições para chegar ao 83º lugar nesta semana depois de ter somado dois top-5 em Most com o Audi da LV Racing.
De volta ao cenário sul-americano, os uruguaios Carlos Silva e Joaquín Cafaro figuram no ranking. O experiente piloto, que está inscrito também na Copa Trophy, está agora em 416º na relação global, enquanto o joven, que fez as etapas de Mercedes e El Pinar, é o 352º. Menção também ao chileno Benjamín Hites, que fez sua estreia no TCR South America Banco BRB no último fim de semana, conquistou o primeiro pódio do país na categoría e ocupa o 335º posto.
Em contrapartida, Pedro Cardoso perdeu posições relevantes no ranking mundial. Atual campeão do TCR South America Banco BRB e do TCR Brasil Banco BRB, o piloto da PMO Racing tinha muitos pontos a defender depois da jornada perfeita em El Pinar no ano passado, quando conquistou a pole position e as duas vitórias em jogo. Mesmo com um terceiro e um quarto lugares no último fim de semana, o brasiliense perdeu oito posições e agora é o 28º do ranking.
O número 1 do ranking mundial do TCR segue sendo o sueco Thed Björk, em relação que tem o argentino Esteban Guerrieri em segundo, à frente do francés Yann Ehrlacher. O chinês Jazon Zhang Zhi Qiang é um dos grandes nomes da lista, em quarto lugar, enquanto o uruguaio Santiago Urrutia completa a relação dos cinco primeiros colocados.
O TCR South America Banco BRB entra agora na reta final da temporada 2025 com quatro etapas em solo brasileiro, a começar pela jornada marcada para os días 16 e 17 de agosto no Circuito dos Cristais, em Curvelo, em fim de semana válido também pela abertura do terceiro campeonato da história do TCR Brasil Banco BRB.
