Pilotos da Turismo Nacional testam carros do TCR South America no Velocitta

Uma série de testes com carros do conceito TCR tem movimentado a Turismo Nacional nesta reta final de 2025, para que os pilotos conheçam uma das opções de premiação da Overall A, que é justamente aporte financeiro para disputar o TCR South America.

Realizadas por iniciativa da Vicar em parceria com equipes como Porthack Racing e G Racing Motorsport, as sessões oferecem aos pilotos da categoria a oportunidade de guiar modelos consagrados internacionalmente, como o Honda Civic Type R FK7 e o Cupra León.

A primeira bateria de testes ocorreu em Cascavel (PR), seguida por uma segunda no Autódromo Velocitta (SP). A experiência tem servido não apenas como avaliação técnica, mas também como vitrine para jovens que visam dar os próximos passos na carreira.

Pilotos da Turismo Nacional testam carros do TCR South America no Velocitta
Foto: Divulgação/Vicar

Gabriel Moura, 16 anos, terceiro colocado no campeonato Overall A, pilotou o Cupra da G Racing. “O carro do TCR é muito mais tecnológico e ainda mais rápido que o que temos à disposição na Turismo Nacional. Acredito que um grande diferencial é que no TCR os pneus são slicks, o que torna a pilotagem bem mais agressiva. Foi uma experiência e tanto poder testar esse carro”, relatou.

Já o líder da temporada, Alexandre “Xande” Bastos, guiou o Honda Civic da Porthack Racing em Cascavel. “É um carro extremamente rápido, no chão, com o qual você consegue carregar muita velocidade nas curvas. Fiquei muito impressionado também com as frenagens e com o motor. Parece que é uma potência que nunca acaba”, comentou. Ele comparou o modelo ao seu carro atual na TN: “O que temos na TN é um ‘mini TCR’. Mas o modelo do TCR é construído para corrida, então o nível é outro”.

Os testes também chamaram atenção de Augusto Sangalli, líder Overall B. O piloto testou o Civic em Cascavel e destacou o potencial de adaptação. “Achei incrível o carro do TCR. Tem algumas similaridades com o que temos na Turismo Nacional, então acredito que teria uma adaptação mais fácil. É uma ótima maneira de trilhar uma carreira internacional porque o TCR permite que você corra com o mesmo tipo de carro em campeonatos na Europa, por exemplo”, disse

A próxima sessão será novamente no Velocitta, com novos nomes da Turismo Nacional testando os carros do conceito TCR.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.