O campeão da Copa Brasil de Kart na categoria Graduados ganhará a oportunidade de testar um dos carros TCR. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (7) e é resultado de uma parceria entre o TCR South America e a Comissão Nacional de Kart da CBA. O teste ainda não possui data marcada, mas se sabe que, segundo Fernando Julianelli, CEO da Vicar, acontecerá em uma pista padrão FIA e o piloto vencedor terá o apoio tanto de uma equipe brasileira, quanto de um piloto experiente na categoria, que exercerá um trabalho de coach.
Não é à toa a escolha de conceder o teste com o carro TCR ao campeão da Copa Brasil de Kart na Graduados. Com data marcada para o mês de julho, no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC), o campeonato de kart é considerado um dos mais competitivos do calendário anual do kartismo brasileiro. E, no caso da Graduados, a categoria combina, sobretudo, competitividade e juventude, de modo a ser uma das mais disputadas e ter um hall de nomes que poderão se tornar as jovens estrelas do automobilismo.
Contudo, pela permissão no regulamento, muitas vezes pilotos de uma idade mais avançada correm na Graduados, demonstram performances competitivas e lutam pelo título. Como o intuito do teste é dar uma chance a um novo talento, o TCR South America e a Comissão Nacional de Kart da CBA concordaram que haverá uma idade limite e esta será de 22 anos.
“O campeão da Graduados na Copa Brasil de Kart, que vai acontecer agora em julho no Beto Carrero, vai ganhar um dia de testes com o carro da TCR. Eu sei que às vezes pode parecer pouco, mas para os pilotos não é. Isso é muito. Ele pode ter conhecimento não só do carro, mas ele pode [também] experimentar a categoria de um modo geral, a plataforma e isso é muito importante. Abre a cabeça dos pilotos. Eu já vi isso acontecer no passado e funciona muito bem”, disse Binho Carcasci ao realizar o anúncio.
Trata-se, sobretudo, de um novo rumo. E, por falar nisso, neste fim de semana, no Autódromo de Interlagos, além da quarta etapa do TCR South America, haverá a inauguração do TCR Brasil, a plataforma nacional que poderá exportar talentos para as outras categorias de TCR no mundo e competições de Turismo. Desta forma, o TCR se apresenta cada vez mais como uma porta de entrada das mais competitivas ao mundo dos carros de Turismo para os pilotos que não desejam trilhar o caminho do fórmula.
