A temporada 2025 do TCR South America tem mostrado um fator em comum em todas as etapas: os pneus Hankook. Estreando este ano como fornecedora oficial da categoria, a marca sul-coreana não apenas se adaptou rapidamente aos diferentes circuitos do calendário, mas também impulsionou uma expressiva evolução nos tempos de volta. Em todas as pistas, os Hankook Ventus bateram os recordes anteriores, como aconteceu em Mercedes, na última rodada, quando Nelsinho Piquet cravou a pole com 1min16s926 – impressionantes 2,177 segundos abaixo da marca de 2024.
Agora, o desafio será o Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, que recebe a sexta etapa da temporada nos dias 26 e 27 de julho. A pista uruguaia, de 3.125 metros e 12 curvas, já é conhecida da Hankook graças à estreia da Stock Car Pro Series no país vizinho no ano passado. O traçado curto e técnico, com curvas de média e baixa velocidade, aliado ao asfalto abrasivo, promete colocar à prova a durabilidade e a performance dos compostos Ventus F200 (slick) e Ventus Z207 (chuva).

“É um circuito que exige muito dos pneus, especialmente pelo desgaste natural do asfalto antigo e pelas constantes mudanças de direção. O gerenciamento de temperatura e pressão será determinante para manter a performance, principalmente nas corridas longas”, analisa Leandro Figueiredo, técnico de Garantia e Qualidade da Hankook Tire. Ele destaca ainda que as baixas temperaturas e a possibilidade de chuva no fim de semana aumentam a importância do trabalho conjunto com as equipes.
Outro fator que deve influenciar a evolução da pista é a areia vinda das praias próximas ao autódromo, localizada no departamento de Canelones, o que exige atenção nas primeiras voltas. “A experiência que tivemos com a Stock Car em El Pinar nos ajudará bastante. Sabemos que o asfalto proporciona uma boa aderência mecânica, mas também pode punir com desgaste acentuado, especialmente no pneu dianteiro esquerdo”, completa Figueiredo.
A programação em El Pinar será restrita a sábado e domingo, com treinos, classificação e shakedown no sábado, e as duas provas no domingo, às 9h40 e 12h40.
