Nelson Piquet Jr. conquistou a pole position para a primeira corrida da sexta etapa do TCR South America, em El Pinar, no Uruguai. O brasileiro foi o mais rápido das duas fases classificatórias deste sábado (27), superando Leonel Pernía e Pedro Cardoso na briga pela posição de honra.

A classificação teve início poucos minutos após as 17h, com os pilotos indo imediatamente para a pista para aquecer seus pneus. A principal preocupação era com a temperatura, já que o frio intenso tem marcado todo o fim de semana na região.
Nelson Piquet Jr. liderou a primeira leva de voltas rápidas com 1min19s417, enquanto o segundo colocado, Fabián Yannantuoni, ainda estava pouco mais de um segundo atrás. O argentino logo foi superado por Leonel Pernía, que anotou 1min20s303.
Uma bandeira vermelha causada por Benjamín Hites — que disputa sua primeira etapa no TCR — foi acionada nos dois minutos finais. Com isso, o Q1 foi encerrado, e os eliminados foram: Adrián Chiriano, Enzo Gianfratti, Maria Nienkötter e Tomás Fernández.
No Q2, Piquet voltou a marcar tempo competitivo, registrando 1min19s772, com Tiago Pernía logo atrás, 0s377 mais lento. Os seis primeiros estavam separados por menos de um segundo.
Com pouco mais de três minutos restantes no cronômetro, Benjamín Hites e Joaquín Cafaro se encontraram na pista no momento em que Hites saía dos boxes. Os carros ficaram parados na área de escape, provocando nova bandeira vermelha.
A sessão foi retomada com os pilotos retornando à pista. Piquet Jr. melhorou ainda mais e cravou 1min19s326, garantindo sua terceira pole position na temporada. Leonel Pernía ficou logo atrás, com 1min19s558. Pedro Cardoso vai largar da terceira posição. O quarto lugar ficou com Fabián Yannantuoni, enquanto Tiago Pernía parte em quinto.
Juan Manuel Casella fez o sexto melhor tempo, seguido por Juan Ángel Rosso. Benjamín Hites manteve o oitavo tempo, enquanto Raphael Reis foi o nono colocado. Carlos Silva fechou o top-10.
A largada da corrida 1 em El Pinar está marcada para 9h40 deste domingo (27). A corrida 2, que terá inversão dos dez primeiros da classificação, tem início previsto para 12h40.
