Um dos jovens talentos da Stock Car, Gaetano Di Mauro tem um desafio diferente no fim de semana que antecede a etapa de Cascavel da maior categoria do esporte a motor nacional. O paulistano de 25 anos divide o Honda Civic Type R #60 com o uruguaio Juan Manuel Casella na segunda prova Endurance da temporada de 2023 do TCR South America.
Quando um piloto Stock Car decide andar em um dos bólidos da TCR, o grande assunto é a tração, afinal na Stock Car essa é traseira e na TCR, a tração é dianteira. Contudo, no que se refere à adaptação, Di Mauro parece tranquilo.
“Eu andei uma corrida no Brasileiro de Marcas, em 2016, mas, não, não tenho muita experiência. Assistindo os onboards e as corridas, o carro [da TCR] é bem confortável de andar, não é um carro que assusta. Diferente dos carros de tração dianteira que a gente anda aqui no Brasil com pneu radial, na TCR é um pneu slick, então o carro possui outras reações. Acho que vai ser tranquilo, tenho que me adaptar à diferença, claro, mas consigo chegar lá”, disse Gaetano.
Apesar de parecer um pouco surpresa para alguns, existe uma lógica no convite de Casella e sua equipe, a Squadra Martino, para o piloto brasileiro.
“Foi uma procura deles para correr na categoria alguém que goste de corrida e guiar com tração dianteira. Eu já estava tentando correr na categoria esse ano. Por pouco eu não fechei. Eu gosto bastante [da TCR], é uma categoria que tem muito futuro, já é consolidada e te dá uma abertura de porta para um campeonato mundial, o que é muito importante para os pilotos que querem virar um piloto de fábrica e seguir carreira. O Casella e eu já conversávamos um pouco pelo Instagram. Ele correu alguns campeonatos com alguns amigos meus e, então, me fez o convite e nada melhor do que correr em casa, né? Eu aceitei na hora esse novo desafio”, contou Di Mauro.
A parceria uruguaia-brasileira já rende bons frutos. Casella e Di Mauro colocaram o Honda Civic Type R #60 no topo da tabela de tempos do treino livre 1 da TCR South America. As atividades de pista continuam neste sábado com treino livre 2 às 11h35 e classificação às 14h25, essa com transmissão ao vivo no TCR TV.
