A sexta etapa da Fórmula Renault e a quinta da Copa Clio serão realizadas dia 25 de julho, em Vitória, nos moldes do GP de Mônaco de F-1. São 2.760 metros de circuito pelas ruas da capital capixaba. Para os pilotos, trata-se de uma das provas mais glamourosas da temporada. Já para os organizadores, uma das mais desafiantes. “São 950 pessoas trabalhando na montagem do circuito, mais de 10 mil metros de guard rail, quase cinco mil metros de alambrado”, revela Marly Parra, diretora de Marketing da PPD Sports, empresa de Pedro Paulo Diniz, organizador do evento. No ano passado, a prova reuniu 75 mil pessoas. A largada da Copa Clio será às 12 horas e a da Renault será às 13h15.
O atual líder da F-Renault, o brasiliense Alexandre Foizer espera um resultado melhor que no ano passado. “Fiz a pole, mas acabei batendo quando liderava a prova e fiquei fora da corrida. Espero este ano não cometer nenhum erro”, assinala o piloto. Para Vinícius Canhedo, que faz sua estréia na categoria este ano, vai ser a primeira prova em circuito de rua. “Vai ser uma loteria e acho que é preciso muita coragem para disputar uma prova em circuito de rua, com pouca área de escape. Além disso, o acerto do carro deve ser totalmente diferente. Não dá para comparar”, diz Canhedo.
Na Copa Clio, a etapa de Vitória terá mais um capixaba além de Betinho Sartório, que disputa todas as provas da temporada. Trata-se do piloto Rodrigo Marcheschi, que corre como convidado. “Espero que esse convite abra portas para que no próximo ano participe oficialmente do Renault Speed Show by Tim.” Na categoria, a disputa promete ser acirrada. O mais empolgado é o carioca Elias Nascimento Jr., que venceu a corrida capixaba em 2003. “Já vou para lá otimista”, diz o Elias. Outros destaques da categoria são Alexandre Conill, René Bauer, Cláudio Gontijo, José Cordova e Luiz Frediani.