A mudança pela qual passa o novo Fórmula Renault é aguardada com ansiedade pelos pilotos que disputam o Brasileiro da categoria. A estréia do novo kit aerodinâmico será em Brasília, onde serão disputadas as terceira e quarta etapas do campeonato, neste sábado e domingo, com transmissão ao vivo da SporTV. “Estou supercuriosa para andar no novo carro”, diz Bia Figueiredo, segunda colocada na classificação geral do campeonato, com 44 pontos. Para saber como ficará seu novo F-Renault, Bia entrou em contato com alguns pilotos da Europa, onde o novo kit tem sido usado desde o início da temporada. “Parece que o carro está mais estável e melhor nas curvas.” Além disso, a nova aerodinâmica deixa os carros mais velozes – estão 15 cavalos mais potentes que os atuais.
Para Paulo Salustiano, quarto colocado no campeonato, até a maneira de pilotar terá de ser diferente. “Essa mudança na configuração do carro é um grande desafio tanto para os pilotos quanto para os mecânicos”, ressalta o piloto paulista. “Tanto o acerto do carro será totalmente outro quanto a maneira de dirigir”, acrescenta Salustiano. Outro que está curioso para saber como será o comportamento do novo F-Renault nas pistas é o estreante Carlos Iaconelli. “Os mecânicos ainda estão montando meu carro e eu não o vi. Sei que vai ficar mais rápido. Não vejo a hora de acelerá-lo.”
Apesar do desafio de estrear um novo carro, os pilotos são unânimes ao citar o favoritismo dos gêmeos Alexandre e Gustavo Foizer, que são de Brasília. Por correrem em “casa”, os irmãos levam ligeira vantagem sobre os demais. Além disso, contam com o apoio da torcida. “Os Foizer são muito rápidos na pista de Brasília”, lembra Salustiano. “Os gêmeos são favoritos porque estão acostumados com o circuito e sempre andam bem lá”, acrescenta Iaconelli.
Daniel Serra, vencedor da etapa de Londrina, é o atual líder do campeonato com 56 pontos. O brasiliense Alexandre Foizer está em terceiro lugar com 37. Já seu irmão Gustavo ocupa a 12ª colocação, com seis pontos.